Crusoé: Bahia tem as cinco cidades mais violentas do país
Dados do Atlas da Violência, publicados nesta terça-feira, 18, mostra que estado tem 10 das 20 cidades mais violentas; Salvador é a capital mais violenta
O Atlas da Violência, publicado nesta terça-feira, 18, mostrou que o governo baiano ainda não conseguiu conter a onda de violência no estado. Pelos dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), os cinco municípios brasileiros mais violentos estão no estado.
A mais violenta do Brasil, pelo número proporcional de homicídios, é Santo Antônio de Jesus, com 94,1 homicídios para cada 100 mil habitantes em 2022, data sobre os quais os dados foram analisados. Na sequência vem Jequié (91,9); Simões Filho (81,2); Camaçari (76,6) e Juazeiro (72,3).
Quando se estica a lista para as 20 mais violentas, metade está no estado. Salvador está em 9º no ranking, sendo a capital mais perigosa do país. Em seguida estão ainda, Feira de Santana (10º), Ilhéus (15º), Luís Eduardo Magalhães (16º) e Teixeira de Freitas (19º). Com 45,1 mortes para cada 100 mil habitantes, a Bahia segue na liderança como o estado mais violento do país. O estudo foi publicado pelo Instituto em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
O estado está no centro de uma disputa pelo poder entre o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) no controle do tráfico de drogas e armamentos. No entanto, o estado tem ainda mais oito grupos criminosos menores — e ainda mais violentos — na região, tais como o Bonde do Maluco (BDM).
Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)