Crusoé: Aprovação de Lula segue em queda, indica Paraná Pesquisas
O petista é aprovado por 39,2% dos entrevistados e desaprovado por 57,4%

Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta quarta-feira, 23, indica que a aprovação do presidente Lula (PT) segue em queda.
O petista é aprovado por 39,2% dos entrevistados e desaprovado por 57,4%.
Apenas 3,4% não opinaram.
Em fevereiro, a aprovação de Lula era de 42%, enquanto a reprovação era de 55%. Naquele mês, 2,9% não responderam.
Em janeiro de 2025, o petista tinha 46,1% de aprovação e 50,4% de desaprovação.
Na série do Instituto Paraná Pesquisas, janeiro de 2024 foi o último mês em que o presidente da República teve a aprovação maior do que a desaprovação.
Os índices foram de 48% e 47,8%, respectivamente.
A administração de Lula
Questionados sobre a administração do presidente Lula, 48% dos eleitores a classificaram como ruim ou péssima, enquanto 24,4% a apontaram como regular.
Cerca de 26,6% dos entrevistados disseram ver a administração do petista como boa ou ótima.
Por região
A pesquisa indica que a única região em que Lula tem é aprovado é o Nordeste, com 50,4%.
Nas demais, o índice de desaprovação é superior ao de aprovação.
Nas regiões Norte + Centro-Oeste, a rejeição de Lula é de 66,7%, enquanto no Sudeste e no Sul, a desaprovação é de 60,1% e 62,9%, respectivamente.
A pesquisa
O instituto de pesquisa ouviu 2.020 eleitores em 160 municípios do território nacional.
As entrevistas foram realizadas entre 16 e 19 de abril.
A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
Lula perde espaço para desafiantes
Um recorte do levantamento divulgado na terça, 22, mostrou que Lula continua perdendo espaço para eventuais desafiantes na disputa pela Presidência da República em 2026.
O levantamento testou o desempenho do petista em três cenários de segundo turno, e ele ficou numericamente atrás nos três.
Contra Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível até 2030 e se tornou réu pela trama golpista, Lula tem 40,4% das intenções de voto, enquanto o ex-presidente tem 46%.
Em uma eventual disputa com Michelle Bolsonaro (PL), o petista…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Alexandre Ataliba Do Couto Resende
23.04.2025 10:16Adeus querido!
Claudemir Silvestre
23.04.2025 09:28FIM DE LINHA para este cidadão DESONESTO, CORRUPTO e que deveria estar em uma prisão !!!
Marcia Elizabeth Brunetti
23.04.2025 09:24Está mais do que na hora de os partidos investirem em seus futuros candidatos. Por outro lado acho risível imaginar que Lule não terá candidato, seu ego não permite. Bozo também é egocêntrico, mas acho que seu estado de saúde o impedirá de seguir com essa fixação de se candidatar. Deve estar louco por uma motociata. Por outro lado, se intitular "imbroxável", acho que ele não entoará mais.
Fabio B
23.04.2025 08:54Mesmo esse Instituto Paraná Pesquisas não sendo exatamente uma referência em confiabilidade, os números de desaprovação parecer refletir bem o clima atual. O que parece ridículo é o Bolsonaro incluído nos cenários, sendo que está inelegível até 2030 e, com os demais processos em curso de inelegibilidade e sobretudo sua prisão iminente, dificilmente voltará a disputar qualquer eleição. Mais absurdo ainda considero ver essa desqualificada da Michelle Bolsonaro testada como candidata, algo que parece mais um delírio de marketing do PL do que uma possibilidade real. É difícil imaginar que ela teria apoio até mesmo dentro da própria família, por questões de vaidade e disputa interna. Tudo indica que essa pesquisa foi encomendada com um objetivo bem específico: alimentar a narrativa eleitoral do PL e fornecer munição para seus candidatos nas próximas campanhas.