Conselheiros da OAB de olho nas vagas do STJ e do TST
Um grupo de dirigentes da OAB tentará votar, nas próximas sessões da cúpula da entidade, proposta que permite a conselheiros federais concorrerem a cargos de ministros de tribunais superiores...
![Conselheiros da OAB de olho nas vagas do STJ e do TST](https://cdn.oantagonista.com/uploads/2021/04/Conselho-Federal-da-OAB-Divulgacao-1024x646.jpg)
Um grupo de dirigentes da OAB tentará votar, nas próximas sessões da cúpula da entidade, proposta que permite a conselheiros federais concorrerem a cargos de ministros de tribunais superiores.
A articulação tem como pano de fundo a disputa pela futura vaga a ser aberta no STJ, com a aposentadoria do ministro Felix Fischer no fim do mês. Os conselheiros também estão de olho na vaga do ministro Emanuel Pereira, do TST, que completa 75 anos em outubro.
Advogados que não fazem parte do restrito grupo de dirigentes da instituição, porém, são contra a medida. Para eles, permitir que conselheiros federais ocupem vagas de ministros seria comparável a um “árbitro de futebol que apita e joga ao mesmo tempo”.
A OAB é quem prepara a lista de candidatos às vagas do chamado quinto constitucional, reservada a advogados.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)