Como é a super estrutura dos Estúdios Globo, antigo Projac
Os Estúdios Globo (antigo Projac) completam 30 anos. Conheça as cidades cenográficas, estúdios e tecnologias do complexo
Imagine uma verdadeira cidade televisiva escondida na zona oeste do Rio de Janeiro. São os Estúdios Globo, antes conhecidos como Projac (de Projeto Jacarepaguá), o centro das produções da TV Globo, localizados entre os bairros de Jacarepaguá e Curicica.
Desde sua inauguração em outubro de 1995, em cerimônia com Roberto Marinho, esse complexo é reconhecido como o maior centro de produção televisiva da América Latina, um lugar onde roteiros são transformados em imagens, que chegam a milhões.
Com o passar dos anos, os Estúdios Globo cresceram e hoje contam com 13 estúdios de gravação, incluindo o módulo especial MG4, inaugurado em 2019 com três estúdios de ponta.
O complexo abriga uma fábrica de cenografia, um acervo de figurinos com milhares de peças e um centro de pós-produção que faz tudo ganhar vida.
Equipado com tecnologia 4K/HDR, sistemas wireless para câmeras e microfones e iluminação de última geração, o espaço é projetado para produções grandiosas, rápidas e em formatos variados, da TV aberta ao streaming.
Diariamente, mais de 6 mil pessoas, entre atores, diretores, técnicos e visitantes, circulam pelos Estúdios Globo, uma área tão grande que equivale a 170 campos de futebol.
Os Estúdios Globo são quase uma cidade, com usina de reciclagem interna e hortas orgânicas para sustentabilidade.
Em 2025, um incêndio atingiu cenários de novelas inéditas, como Dona de Mim, adiando gravações, mas a equipe reconstruiu tudo em tempo recorde, para não atrapalhar a história.
As cidades cenográficas, são parte dos trunfos do endereço. Há mais de uma, que ocupam dezenas de milhares de metros quadrados. Para I Love Paraisópolis (2015), foi erguida a maior cidade cenográfica já vista por lá, com mais de 10.000 m², com ruas movimentadas, casas coloridas e até um “morro” fictício construído por 120 operários em apenas três meses.
Em Tempo de Amar (2017), uma aldeia portuguesa com casas de pedra e um Rio de Janeiro dos anos 1920, com bondes e casarões da Belle Époque, criava uma atmosfera histórica.
O Clone (2001) justificou a criação de um bairro marroquino inspirado em Fez e recriou outro bairro, o carioca São Cristóvão, misturando cenários reais e fictícios com uma riqueza de detalhes que marcou o público.
Mas os Estúdios Globo não vivem só de novelas. Realities, programas de variedades como Domingão, Caldeirão e Lady Night e eventos ganham vida por ali. A casa do Big Brother Brasil é montada no complexo desde 2002, com câmeras capturando tudo.
Só os estúdios do jornalismo funcionam em outro endereço, no bairro do Jardim Botânico, no próprio Rio, e em São Paulo.
Programas como É de Casa, séries como Encantado’s e novos realities, como a 2ª temporada de Estrela da Casa 2025, dividem espaço com conteúdos de humor, como Terceira Metade, e novelas das 19h, como Êta Mundo Melhor!.
Em 2025, os Estúdios Globo também se tornou o maior complexo de produção virtual da América Latina (imagem), inaugurado em 2024. Com telas LED de até 16K de definição, inteligência artificial e realidade aumentada, atores podem “viajar” para o Rio de 1920, cenários atuais ou futuristas sem sair do lugar.
A Globo também investe em produções híbridas, efeitos especiais para atender à TV aberta e ao Globoplay. O MG4, aberto em 2019 com um investimento de 207 milhões de reais, adicionou três estúdios e ampliou a área total para 1,73 milhão de m², consolidando-se como um hub de inovação.
O espaço também é usado em eventos especiais, como o Show 60 Anos da TV Globo, que transformou cidades cenográficas, corredores e ruas internas em um programa com 2 mil m² de cenário e mil profissionais envolvidos.
Esse ano os Estúdios Globo completam 30 anos e, para marcar a data, inauguram em 2 de outubro sua Calçada da Fama, homenageando grandes nomes.
Os primeiros 15 a deixar sua marca serão Fernanda Montenegro, Nathália Timberg, Tony Ramos, Antônio Pitanga, Ary Fontoura, Lima Duarte, Walcyr Carrasco, Renato Aragão, Neusa Borges, Dennis Carvalho, Laura Cardoso, Mauro Mendonça, Betty Faria, Rosamaria Murtinho e Serginho Groisman.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)