Carluxo anuncia renúncia do mandato por vaga ao Senado em SC
"Vou para Santa Catarina para cumprir um chamado que eu não poderia realizar aqui", afirmou o vereador
O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) anunciou nesta quinta-feira, 11, que renunciará ao mandato na Câmara Municipal do Rio de Janeiro e se mudará para Santa Catarina, estado por onde pretende disputar uma vaga no Senado em 2026.
“Parto dessa cidade com o coração cheio de saudade, mas também com a serenidade de quem sabe que está atendendo uma missão maior, da qual sempre fiz parte. Vou para Santa Catarina para cumprir um chamado que eu não poderia realizar aqui. Não é uma fuga, é a continuidade de uma luta”, afirmou Carlos durante abertura da sessão da Câmara.
O vereador também se emocionou ao citar o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está preso na superintendência da Polícia Federal (PF) em Brasília e cumpre pena de 27 anos pela condenação no caso da tentativa de golpe.
Eleito pela primeira vez em 2000, aos 17 anos, Carluxo acumulou seis reeleições consecutivas na Câmara Municipal do Rio.
Leia a análise: As capitanias hereditárias do bolsonarismo
Impasses
A ida de Carluxo a Santa Catarina mexe no tabuleiro político do estado.
O senador Esperidião Amin (PP-SC) conta com o apoio de Jair Bolsonaro para tentar se reeleger, e seu partido daria mais tempo de rádio e televisão ao governador de Santa Catarina, Jorginho Mello.
No entanto, caso Carluxo também se candidate por essa coligação, a deputada federal Carol de Toni (PL-SC) ficará sem espaço, e ela já começou a conversar com o partido Novo para tentar manter a candidatura ao Senado em 2026.
Carluxo e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro se manifestaram para dizer que apoiam a candidatura de Carol, mas a deputada estadual Ana Campagnolo tem apontado que isso inviabilizaria o entendimento com Esperidião e poderia dificultar a reeleição de Jorginho.
O desentendimento entre Campagnolo e o senador Jorge Seif, que a criticou no púlpito do Senado, ficou escancarado quando o senador entrou numa live no Instagram em que estavam a deputada estadual e a deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC), e Campagnolo saiu chamando Seif de “desqualificado”.
Leia mais: Carluxo anuncia pré-candidatura: “Não é simples escolha do meu pai”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Fabio B
11.12.2025 16:36Os cornos sem bolas catarinense que se submetam à família real.
MANUEL DA SILVA MARTINHO
11.12.2025 16:14Esse nunca trabalhou, so cuida do gabinete do ódio