Anistia é “questão de dias”, diz Sóstenes após alcançar 257 assinaturas
Deputado vai propor aos demais líderes em 24 de abril a inclusão do requerimento de urgência para o projeto na pauta do plenário
O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), disse nesta sexta-feira, 11, ter confiança de que a Câmara dos Deputados vai aprovar em, no máximo, algumas semanas o projeto de lei que concede anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. O parlamentar falou sobre o tema em entrevista coletiva no Rio de Janeiro.
“Estou confiante que a anistia é uma questão de dias, no máximo algumas semanas, para que a gente possa virar essa página na Câmara dos Deputados e poder te levar no Senado a missão de que você [Carlos Portinho, líder do PL no Senado], junto com o presidente [Davi] Alcolumbre e os seus outros 80 pares daquela Casa Alta, possa também, com celeridade, apreciar a matéria e aprovar”, declarou Sóstenes.
O deputado disse ainda que vai propor a inclusão do requerimento de urgência para o projeto da anistia na pauta do plenário, em reunião de líderes no dia 24 de abril.
Na noite de quinta-feira, 10, Sóstenes anunciou que 257 deputados assinaram o requerimento de urgência. “Às 22h22, com a assinatura do deputado federal Paulo Azi, do União Brasil da Bahia, nós chegamos às 257 assinaturas”, disse, em vídeo publicado no X (antigo Twitter).
“É uma vitória do Brasil, e eu quero aqui agradecer aos 257 colegas que assinaram, e eu tenho certeza que muitos outros assinarão a partir de agora, porque continua aberto”, pontuou.
O número alcançado é o mínimo para que o pedido possa ser apresentado. Entretanto, até o momento, o deputado não protocolou. No vídeo de quinta, Sóstenes disse ainda que, ao longo dos próximos dias, vai dizer quais partidos apoiaram o requerimento de urgência.
Parlamentares de siglas com ministros no governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que é contra o projeto de lei, estariam entre os que assinaram o requerimento.
Ainda que o requerimento de urgência seja protocolado, cabe ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a decisão de pautá-lo ou não no plenário. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), defensor do projeto da anistia, se reuniu com Motta em Brasília, na última quarta-feira, 9, para discutir a proposta.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Denise Pereira da Silva
12.04.2025 11:02É tudo balela, espetáculo circense para adestrados. Mesmo se o PL chegar a conseguir ser votado em plenário da Câmara, com certeza alguns que assinaram o requerimento de urgência votarão contra ou vão se abster. Mas, o que importa é fingir e fazer bastante alarde para enganar os trouxas, não é mesmo?