Alessandro Vieira dá aula de ética parlamentar a Nikolas Ferreira
Nikolas, Sóstenes, Zé Trovão e companhia ficaram a segurar, sozinhos, a “broxa da impunidade” nas mãos
Após um parecer primoroso do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), a famigerada, ultrajante e infame PEC da Blindagem foi definitivamente enterrada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, nesta quarta-feira, 24, por unanimidade. Ato contínuo, o presidente da Casa, senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), arquivou em definitivo a proposta, para desgosto de muito picareta ou passador de pano para a picaretagem, espécies que abundam na capital federal e em grande parte, senão em todos os cantos, do Brasil.
Não poderia ter sido mais didático e perfeito o senador Vieira: “Hoje, diante da presença maior e mais expressiva da cidadania no acompanhamento das atividades do Congresso Nacional, podemos entender e afirmar que o controle social da atuação parlamentar contribui para o aprimoramento da atuação do Poder Legislativo. Os nossos eleitores têm o pleno direito de saber como votamos, até para que possam exercer o seu digno e justo controle social […] Parece-nos clara, então, a necessidade de distinguir o direito ao voto secreto que a Constituição e as leis asseguram ao cidadão eleitor, muitas vezes hipossuficiente, com essa pretensão de voto secreto no Parlamento, voto proferido por representante eleito.”
O parecer do senador não surpreende, pois um parlamentar costumeiramente técnico, coerente e sem afetações. O que me estranha é algo assim ainda necessitar ser dito e, pior, ser apreciado no Congresso Nacional. Nessas horas, na boa, tenho vontade de dedicar algum tempo do meu dia e algum dinheiro também, para me dirigir a uma gráfica rápida, pedir para imprimir em letras garrafais as palavras acima, emoldurá-las em um quadro e entregar pessoalmente, por exemplo, a Nikolas Ferreira (PL-MG), o sedizente guardião da moral e dos bons costumes, e autoproclamado defensor da liberdade.
Pegue seu banquinho e saia de fininho
Nikolas e tantos outros hipócritas do espectro bolsonarista, não sem razão, acusam quase diuturnamente o lulopetismo por todo seu histórico de crimes contra os cofres públicos. Nikolas, inclusive, foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República por ter chamado o presidente Lula de “ladrão”. Chega a ser cômico, não fosse trágico, o duplo padrão moral do deputado Tiktoker, de Belo Horizonte. Se Lula é ladrão, como disse – ou até mesmo corrupto como outrora já reconheceu a Justiça brasileira, em três instâncias diferentes -, quem pretende proteger ladrão, propondo votação secreta para permitir tal defesa, merece qual alcunha?
Felipe Moura Brasil escreveu sobre o tema em O Antagonista, também nesta quarta-feira, 24. FMB lembrou, oportunamente, a importância da vigilância e da pressão populares. Não fosse parte da imprensa, eleitores atentos e ativos e alguns parlamentares com vergonha na cara, os deputados – sobretudo os do PL, de Valdemar Costa Neto, preso ao lado de José Dirceu no Mensalão, e da família Bolsonaro – teriam logrado êxito na proteção de si mesmos, pouco importando o tipo, a frequência e o tamanho de seus possíveis crimes, afinal, “Ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão.”
Intuo que a bancada da PEC da Bandidagem vá ficar quieta nos próximos dias. Os aloprados sabem que deram um tirambaço no pé e, pior, acabaram colando uma PEC (essa) a outra (anistia). Com o luxuoso auxílio de Donald Trump e a nova sanção à esposa de Alexandre de Moraes, Nikolas, Sóstenes, Zé Trovão e companhia ficaram a segurar – sozinhos e como trouxas – a “broxa da impunidade” nas mãos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Fabio B
25.09.2025 19:34Angelo Sanchez, você cai fácil em qualquer narrativa barata, qualquer mentira deslavada. Impressionante. Você também bate palma pro picareta do Flávio Bolsonaro? Acredita no vagabundo do Dudu Bananinha? Se emociona com as postagens retardadas do alucinado Carluxo? E o Bolsonaro, ainda é seu herói? Na boa, você parece aqueles coitados que entregam dinheiro pro pastor evangélico ladrão. Só por curiosidade: existe algum papinho do bolsonarismo que você já reprovou? Você tem essa capacidade cognitiva de discordar deles em algo, ou tá tão preso que já não tem volta? Nem precisa responder, mas só se questione um pouco sobre essas suas unanimidades. E, sério, inclua um ômega-3 na dieta. Faz bem.
Angelo Sanchez
25.09.2025 17:40Teria que haver uma blindagem para que alguns ministros do Supremo não extrapolem na suas funções, agindo como ditadores, quando intimam, julgam e penalizam, perseguindo políticos não alinhados com a esquerda.
CESAR AUGUSTO DIAS MARANHAO
25.09.2025 17:28Com toda certeza a essa PEC teve o fim que merecia. Só me espanta não ter visto tanta repulsa quanto um deputado, não vou dizer o nome pq já não me lembro, fez um projeto em que se alguém fosse filmado pedindo ou oferecendo suborno esse vídeo não poderia servir como prova. Alguém honesto faria um projeto de lei desses?
MARCOS
25.09.2025 15:17MUITO ME ADMIROU O VOTO A FAVOR DA PEC DA CANALHICE DADO PELO DEPUTADO NIKOLAS. EU, QUE ADMIRAVA O FALASTRÃO, ACORDEI PARA A REALIDADE. O CARA FOI MORDIDO PELA MOSCA AZUL. MAIS UM DESARVENGONHADO NO CONGRESSO. VERGONHA NIKOLAS. O LOBO COLOCOU A PATINHA DE FORA.
Fabio B
25.09.2025 11:02O bolsonarismo é tão canalha, encabeçado ainda por essa Nicole, que ironicamente a gente teve que assistir não só o PT, como um monte de raposa velha corrupta, passando pelo Barbalho, Renan Calheiros, entre outros, dando "aula de ética parlamentar".
Ita
25.09.2025 10:47Valeu!! "na tampa".
Maria Alice da Gama d'Eça de Oliveira
25.09.2025 09:07Perfeito o bloqueio direto de Alexandre Vieira. A maioria dos políticos brasileiros são uma vergonha, interessados apenas em benefícios próprios e com total desprezo pelo eleitor. Ou a população aprende a se informar sobre quem elege, ou vai permanecer traída por seus falsos candidatos
ale
25.09.2025 07:45Eles te pagam para escrever essas coisas?
Junior
25.09.2025 05:53Na mosca...!
FRANCISCO JUNIOR
24.09.2025 22:31Muito bom Ricardo Kertzman!