Alckmin: “Indulto é golpismo de marcha ré”
Vice-presidente não citou Tarcísio diretamente, mas governador afirmou que, caso seja eleito presidente, concederia indulto a Bolsonaro
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) classificou como “golpismo de marcha ré” a possibilidade de um indulto ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e disse que a medida seria “inadmissível”.
A declaração foi feita nesta sexta-feira, 5, após o leilão do túnel submerso Santos-Guarujá, em São Paulo, vencido pela portuguesa Mota-Engil.
Alckmin afirmou que a democracia faz parte da identidade do povo brasileiro.
“Brasil tem amor à liberdade, à democracia. Quem derrubou o Estado Novo, quem acabou com a ditadura nas ruas, com as eleições, foi o povo. Está na índole do povo brasileiro a democracia, e é ela que promove inclusão. Então, é preciso fortalecê-la”, disse.
Alckmin não citou Tarcísio de Freitas diretamente, mas o governador de São Paulo afirmou recentemente que, caso seja eleito presidente, seu primeiro ato seria conceder indulto a Bolsonaro.
Tarifaço dos EUA
Alckmin também comentou o tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e negou relação com o julgamento de Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta tentativa de golpe de Estado em 2022.
“O imposto de importação é política regulatória e não tem nenhuma relação com questões do Poder Judiciário”, disse, comparando a situação a um hipotético processo nos EUA contra Barack Obama.
O vice-presidente criticou ainda a atuação de brasileiros no exterior para pressionar decisões políticas internas, sem citar nomes, mas em referência ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
“Ficamos tristes de ver pessoas lá fora trabalhando contra o emprego no Brasil, contra as empresas brasileiras, contra nossa economia e, o pior, ainda pagando com dinheiro público”, afirmou.
Tarcísio discute anistia
Na úlitma segunda-feira, 1º, Tarcísio se reuniu e discutiu com o presidente do seu partido, deputado federal Marcos Pereira (SP), no Palácio dos Bandeirantes, a anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.
“Café da manhã com o nosso governador Tarcísio de Freitas. No cardápio do dia: anistia”, escreveu o deputado no Instagram.
O projeto de lei que concede a anistia permanece como prioridade da oposição na Câmara dos Deputados, mas segue sem perspectiva de votação.
Em abril, o líder do PL na Casa Baixa, Sóstenes Cavalcante (RJ), protocolou um requerimento de urgência para o projeto, mas este também não tem previsão para ser pautado no plenário. Cabe ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a decisão de pautá-lo ou não.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Luiz Filho
06.09.2025 13:04Demonstra ser o trânsfuga, servil, covarde e pusilânime que sempre foi quando no psdb