Aécio Neves volta à presidência do PSDB e critica polarização
Deputado federal por Minas Gerais permanecerá na presidência da sigla até 2027 e disse que o PSDB buscará "radicalizar no centro"
O diretório nacional do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) elegeu nesta quinta-feira, 27, o deputado federal Aécio Neves (MG) como o novo presidente nacional da sigla. Ele sucede o ex-governador de Goiás Marconi Perillo no posto. Aécio já havia sido presidente do PSDB de 2013 a 2017.
O diretório elegeu hoje, em reunião semipresencial, por unanimidade, a nova Executiva Nacional do partido, o novo conselho fiscal e o novo conselho político nacional, para o biênio 2025-2027.
“Eu aceitei essa convocação que me foi feita por unanimidade dos líderes regionais do PSDB por entender o papel extremamente relevante do nosso partido nesse trecho tão estranho da história nacional. Nós sabemos todos que as circunstâncias atípicas desse momento político nos permitiria ter caminhado por outras direções. Poderíamos ter feito, e as oportunidades surgiram, escolhas mais fáceis, escolhas mais confortáveis, mas nós resistimos a todas elas”, afirmou Aécio, em discurso, após o resultado da eleição ser anunciado.
“Não por qualquer demérito das proposituras surgidas ou dos proponentes. Mas porque soou mais forte dentro de cada um de nós tucanos o chamado da responsabilidade. O dever de não fraquejar e de jamais desistir. Isso apesar das perdas substantivas de quadros eleitos no último pleito nacional pela bandeira do PSDB, que nos deixaram seduzidos por suas próprias circunstâncias. Mas isso não nos abalou”, acrescentou.
Em agosto, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, se filiou ao Progressistas (PP) e, dessa forma, o PSDB perdeu seu último governador; antes, já haviam saído Raquel Lyra, de Pernambuco, e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, para o PSD.
Críticas à polarização e à criminalização da política
Em seu discurso hoje ainda, Aécio criticou a polarização ideológica no país e uma criminalização da política. “Fomos todos atropelados pela tragédia da polarização ideológica que se abateu sobre o Brasil”, pontuou.
“Essa polarização nos últimos anos sequestrou de forma impiedosa a racionalidade e o equilíbrio nas discussões sobre o Brasil. Não cabe aqui, claro, uma análise mais aprofundada das circunstâncias políticas que nos imobilizaram e que criaram as condições para que o povo brasileiro se tornasse refém dessa polarização estéril. Mas é impossível não mencionar o efeito danoso da irresponsável e generalizada criminalização da atividade política ocorrida no país há alguns anos“, afirmou Aécio.
“Eu manifesto aqui a minha solidariedade aos companheiros tucanos e de outros partidos que, assim como eu, foram covarde e injustamente acusados por atos jamais praticados. Companheiros que, assim como eu, foram absolvidos de todas as irresponsáveis acusações de que foram vítimas. Esse capítulo da nossa história ainda há de ser devidamente contado. Muito ainda há de ser dito e os interesses ocultos naqueles tempos sombrios haverão de ser ainda definitivamente revelados”.
Segundo o novo presidente do PSDB, a política perdeu nos últimos anos, no Brasil, uma de suas “mais valiosas qualidades”, que é a capacidade de buscar consensos em torno das grandes causas nacionais.
O deputado também reconheceu que o PSDB cometeu erros e disse que o maior deles foi não ter defendido com vigor e a coragem necessários os avanços promovidos quando a sigla governou o Brasil. O partido, que vem se enfraquecendo, teve Fernando Henrique Cardoso na presidência da República, por dois mandatos, de 1995 a 2002.
Aécio ressaltou que o PSDB vai buscar “radicalizar no centro” e criticou o Partido dos Trabalhadores (PT), do presidente Lula.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Rafael Tomasco
28.11.2025 06:59Ciro e Aécio eram os desfibriladores que o PSDB precisava pra retornar dos mortos... Que seja da vontade do povo que eles voltem pra cova de onde jamais deveriam ter saído
Andre Luis Dos Santos
27.11.2025 17:09PSDB? Esse partido de merda ainda existe? Deveriam ter vergonha de eleger um merda desses como presidente.
Fabio B
27.11.2025 16:55Esse vagabundo é o principal responsável pelo esfacelamento do que antes era o partido PSDB, mas que hoje nada mais é que mais outra legenda do Centrão.
Claudemir Silvestre
27.11.2025 16:37Esse Aécio é um dos maiores responsáveis pela DERROCADA do PSDB !! Foi pego roubando, malas de dinheiro filmadas orla polícia, e ficou tudo por isso mesmo !!!