A nova possível pedalada fiscal do governo Lula
Caroline De Toni já havia denunciado manobras no Programa Pé-de-Meia, que realizou operações proibidas via Caixa e fundos privados
A deputada federal Carol De Toni, líder da Minoria na Câmara, protocolou um requerimento de informação direcionado ao ministro Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) cobrando esclarecimentos sobre possíveis irregularidades na gestão de recursos públicos, no uso de fundos privados para driblar as regras fiscais do Novo Arcabouço Fiscal.
De Toni já havia denunciado manobras irregulares no Programa Pé-de-Meia, que realizou operações proibidas via Caixa e fundos privados. Agora, a parlamentar amplia a investigação para o Fundo Nacional de Desenvolvimento Industrial e Tecnológico (FNDIT), que segundo estudo pode estar sendo utilizado em um esquema semelhante e sem a devida transparência.
“Nós apuramos que o governo Lula tem utilizado fundos privados para criar manobras financeiras que burlam as regras fiscais do Novo Arcabouço Fiscal. Essa prática não apenas distorce os números de despesas e receitas, mas também compromete a credibilidade do governo perante os agentes econômicos, agravando a desconfiança do mercado e pressionando a inflação”, disse a parlamentar.
“Além do Requerimento de Informação irei formalizar uma denúncia no TCU para expor todo o esquema financeiro identificado. Não vamos descansar até que todas as irregularidades sejam expostas e que todos saibam como Lula está levando o Brasil ao fundo do poço”, explicou a deputada.
Como mostramos, o senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado, protocolou nesta quinta-feira ,27, representações junto à Advocacia-Geral da União (AGU), à Procuradoria-Geral da República (PGR) e ao Tribunal de Contas da União (TCU) contra o presidente Lula. As denúncias envolvem o uso da cadeia nacional de rádio e TV para a propagação de desinformação, propaganda eleitoral antecipada e danos ao patrimônio público.
“O país destruído de Lula”
Em pronunciamento realizado na segunda-feira,24, Lula afirmou que recebeu um “país destruído”, desconsiderando dados econômicos do final de 2022, quando o Brasil, ainda sob o governo Bolsonaro, registrou superávit de R$ 54,9 bilhões, inflação controlada e contas equilibradas.
O presidente também sinalizou a intenção de veicular novos pronunciamentos a cada 15 dias e Marinho reagiu: “Lula usa a TV pública para espalhar fake news e distorcer a realidade! Fala em país destruído, mas quem o afunda há mais de dois anos é o desgoverno do PT! Em razão disso, vamos à AGU, PGR e ao TCU exigir investigação por fake news, propaganda eleitoral antecipada e dano ao patrimônio público!”, afirmou Rogério Marinho, em suas redes sociais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)