A ‘Agência Lula’ contra Sergio Moro
A Agência Brasil, parte da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), sustenta nesta segunda-feira, 15, há pelo menos três horas no destaque principal da capa de seu site uma...
A Agência Brasil, parte da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), sustenta nesta segunda-feira, 15, há pelo menos três horas no destaque principal da capa de seu site uma nota com o seguinte título: “A pedido da PGR, Toffoli autoriza inquérito contra senador Sergio Moro”.
O Antagonista também noticiou a abertura do inquérito, como costuma fazer com todo o noticiário político relevante, destacando que ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Antonio Dias Toffoli, responsável pelo inquérito, intensificou no fim de 2023 sua cruzada contra a Lava Jato.
Quem não costuma dar tanto destaque assim ao noticiário político é a Agência Brasil.
Desde que a nota sobre o inquérito foi publicada, às 13h04, a Agência Brasil publicou outras dez notícias, com títulos como “Governo avança na melhora de cuidados paliativos no SUS”, “Lula se reúne com presidente do Paraguai e discute energia de Itaipu” e “Chega a 12 o número de mortos pelas chuvas no Rio”.
Passava das 17h40, quando esta notícia foi publicada, e o inquérito sobre Moro seguia em destaque na Agência Brasil.
Tarcísio já foi alvo
O inusual interesse da Agência Brasil na abertura de inquérito sobre um parlamentar por um ministro do STF faz lembrar artigo publicado neste site em 5 de outubro de 2023.
Em “A ‘Agência Lula’ contra Tarcísio de Freitas”, Felipe Moura Brasil analisou um texto intitulado “Plano de governo de Tarcísio de Freitas não menciona privatizações”, que tentava “deslegitimar o endosso do eleitorado paulista às privatizações, alegando que o plano de governo de Tarcísio de Freitas não especificava os casos do metrô, da CPTM e da Sabesp”.
O texto da agência federal sobre o plano de governo de Tarcísio foi publicado no contexto de uma das greves do Sindicato dos Metroviários e Metroviárias de São Paulo.
A nota da Agência Brasil sobre Tarcísio também se destacou por adentrar meandros político-partidários nos quais uma agência pública não costuma tocar.
Agência Lula
Em outubro do ano passado, lembramos que “a TV Brasil, nos governos passados do PT, ganhou o apelido de ‘TV Lula’” e dissemos que “a Agência Brasil também já está merecendo o seu”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)