Vítima ou cúmplice? Artigo em O Antagonista é uma paulada no nariz

o antagonista

Assine Entre

23.06.2026

logo-crusoe-new
Crusoé
  • Últimas Notícias
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Lado oa!
    • Carros
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Imóveis
    • Tecnologia
    • Turismo
    • Variedades
  • Colunistas
  • Newsletter
Pesquisar Menu
o antagonista X
  • Olá

    Fazer login Assine agora
  • Home

    Editorias

    Newsletter Colunistas Últimas Notícias Brasil Mundo Economia Esportes Crusoe
  • Mídias

    Vídeos Podcasts
  • Anuncie conosco Quem Somos Política de privacidade Termos de uso Política de cookies Política de Compliance Perguntas Frequentes

E siga O Antagonista nas redes

Menu Menu Menu
O Antagonista

Vítima ou cúmplice? Artigo em O Antagonista é uma paulada no nariz

avatar
Ricardo Kertzman
3 minutos de leitura 17.04.2025 08:30 comentários
Análise

Vítima ou cúmplice? Artigo em O Antagonista é uma paulada no nariz

Felipe Moura Brasil, ontem, tornou meu dia pior. Mas, hoje, me fez alguém melhor

avatar
Ricardo Kertzman
3 minutos de leitura 17.04.2025 08:30 comentários 6
Vítima ou cúmplice? Artigo em O Antagonista é uma paulada no nariz
Foto: succo/Pixabay
  • Whastapp
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

Pertenço a uma espécie cada vez mais rara e a caminho acelerado da extinção: o leitor. Mas leitor mesmo! De um texto inteiro, e não apenas da manchete e do lead. Leitor de parágrafo por parágrafo, frase por frase, do tipo atento, que pausa a leitura para refletir sobre o enunciado imediatamente anterior. Leitor que dedica, mais que alguns minutos ou horas, dias a refletir sobre o tema. Leitor que, principalmente, perturba-se com o conteúdo quando suficientemente profundo e merecedor.

Faz mais de 12 horas que tento dirigir o primoroso – mais um! – artigo do Felipe Moura Brasil, publicado na quarta-feira, 16, no O Antagonista. O título, “É proibido chamar ladrão de ladrão”, já é uma paulada no nariz, de tão cruel e verdadeiro. O corpo do texto é uma sequência de socos na boca do estômago, e a cada linha, as sinapses vão me lembrando de personagens reais, muitas vezes próximas e cotidianas, e de situações que me causam profunda tristeza por minha tamanha impotência.

A conclusão, mais que a constatação de um quadro desolador e, ao menos em médio prazo, sem solução, me leva a uma severa autocrítica como indivíduo, muitas vezes testemunha ocular de fatos que até recrimino, mas, em silêncio cúmplice, acabo aceitando como algo normal, afinal, “é do jogo”. Felipe escreve: “Um dos piores legados da impunidade geral é não poder chamar ladrão de ladrão”. Eu acrescento: um dos piores legados da impunidade geral é nos fazer acreditar que é assim mesmo.

No divã

Os mandatários do Poder Público não caem do céu nem vêm de Marte. Todos saíram da sociedade civil e foram parar nas altas castas dos Três Poderes por nossa conta e ordem. A leniência com que tratamos deslizes diários, chamando-os de “pequenos”, cresce à medida em que a caneta ganha força. “Ladrões de todos os matizes supostamente ideológicos, com poder concedido por variados segmentos da população, ainda se articulam entre si para minar os mecanismos de combate à ladroagem” (FMB).

Dentre os “mecanismo de combate à ladroagem” não-formais, não-legais e não-visíveis está a mais estrita e incondicional intolerância, também, pouco a pouco, minada pelo status quo – aqui, novamente, faço um mea culpa e me penitencio por rebaixar minha própria régua. “Com o desmantelamento desses mecanismos, os ladrões passam a roubar livremente, institucionalizam determinados tipos de roubo e corrompem ainda mais a administração pública”, pontua Felipe. E corrompem, igualmente, a moral individual, digo eu.

“Ah, Ricardo, não seja tão duro consigo mesmo. Você é um cara correto, não rouba ninguém, não prejudica ninguém, é fiel aos seus princípios e valores, ajuda de boa fé a todos que te procuram”. Sim. É fato. Orgulho-me verdadeiramente do ser humano que sou. Mas, na boa, despindo-me dos meus escudos autoprotetores e mergulhando fundo na reflexão que o Felipe propõe, estou anos-luz – ainda que muito acima da média – de escapar ileso de um crivo isento e honestamente rigoroso. FMB, ontem, tornou meu dia pior. Mas, hoje, me fez alguém melhor.

Nunca foi tão fácil estar bem informado Siga nosso canal no WhatsApp
  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

Gilmar aponta “erro crasso” de Mendonça no caso Master

Gilmar aponta “erro crasso” de Mendonça no caso Master
2

Gilmar Mendes dá a senha para anular o Caso Master

Gilmar Mendes dá a senha para anular o Caso Master
3

PF faz operação mirando em banco de Edir Macedo; bispo é alvo

PF faz operação mirando em banco de Edir Macedo; bispo é alvo
4

TST condena Ortobom a pagar R$ 300 mil por discriminação contra mulheres

TST condena Ortobom a pagar R$ 300 mil por discriminação contra mulheres
5

Flávio pede para falar em audiência sobre tarifaço nos EUA

Flávio pede para falar em audiência sobre tarifaço nos EUA
6

O desanimador cultural Gilmar Mendes

O desanimador cultural Gilmar Mendes
7

PGE contraria decisão de Nunes Marques que suspendeu pesquisa sobre Flávio

PGE contraria decisão de Nunes Marques que suspendeu pesquisa sobre Flávio
8

Crusoé: Por que o governo Lula não vai participar da audiência sobre tarifaço

Crusoé: Por que o governo Lula não vai participar da audiência sobre tarifaço
9

Operação Contenção: polícia busca traficantes do CV no Morro Santa Marta

Operação Contenção: polícia busca traficantes do CV no Morro Santa Marta
10

Brasil ganha destaque entre emergentes

Brasil ganha destaque entre emergentes
1

Gilmar aponta "erro crasso" de Mendonça no caso Master

Gilmar aponta "erro crasso" de Mendonça no caso Master
2

Gilmar Mendes dá a senha para anular o Caso Master

Gilmar Mendes dá a senha para anular o Caso Master
3

TST condena Ortobom a pagar R$ 300 mil por discriminação contra mulheres

TST condena Ortobom a pagar R$ 300 mil por discriminação contra mulheres
4

PF faz operação mirando em banco de Edir Macedo; bispo é alvo

PF faz operação mirando em banco de Edir Macedo; bispo é alvo
5

O desanimador cultural Gilmar Mendes

O desanimador cultural Gilmar Mendes
6

Globo descartou projeto da CazéTV em 2011

Globo descartou projeto da CazéTV em 2011
7

PL da Misoginia inibiria ofensas à vítima de rope jump, diz Hilton

PL da Misoginia inibiria ofensas à vítima de rope jump, diz Hilton
8

Evo Morales pede suspensão dos bloqueios em Cochabamba

Evo Morales pede suspensão dos bloqueios em Cochabamba
9

Flávio pede para falar em audiência sobre tarifaço nos EUA

Flávio pede para falar em audiência sobre tarifaço nos EUA
10

GSI corrige nomeação de "Fulano" e "Cicrano" como assistentes na segurança de Lula

GSI corrige nomeação de "Fulano" e "Cicrano" como assistentes na segurança de Lula
1

Triagem neonatal: 5 exames essenciais para recém-nascidos

Triagem neonatal: 5 exames essenciais para recém-nascidos
2

Confira os filmes que chegam aos cinemas em julho de 2026

Confira os filmes que chegam aos cinemas em julho de 2026
3

Crusoé: Lula desistiu dos Correios para devolução de celulares

Crusoé: Lula desistiu dos Correios para devolução de celulares
4

A história dos videogames é contada em exposição em SP

A história dos videogames é contada em exposição em SP
5

Caderno de aulas de Mozart é encontrado em Paris

Caderno de aulas de Mozart é encontrado em Paris
6

Ex-jogador alemão é criticado por fala sobre seleção africana

Ex-jogador alemão é criticado por fala sobre seleção africana
7

Vaticano mantém proibição de homilia leiga durante missas

Vaticano mantém proibição de homilia leiga durante missas
8

Estação do metrô chega a bairro histórico de São Paulo

Estação do metrô chega a bairro histórico de São Paulo
9

Suspeito é preso após sequestrar ônibus em SP

Suspeito é preso após sequestrar ônibus em SP
10

Record busca patrocinadores para nova fase de A Fazenda

Record busca patrocinadores para nova fase de A Fazenda

Nunca foi tão fácil estar bem informado Siga nosso canal no WhatsApp

Tags relacionadas

Felipe Moura Brasil
< Notícia Anterior

Chuvas intensas em Belo Horizonte causam alerta da Defesa Civil

17.04.2025 00:00 4 minutos de leitura
Chuvas intensas em Belo Horizonte causam alerta da Defesa Civil
Próxima notícia >

Os 5 melhores assentos para voos domésticos no Aeroporto de Brasília

17.04.2025 00:00 4 minutos de leitura
Os 5 melhores assentos para voos domésticos no Aeroporto de Brasília
avatar

Ricardo Kertzman

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (6)

Mariana Luisa Garcia Braido

18.04.2025 05:50

Aconteceu com muitos de nós.


Luis Eduardo Rezende Caracik

17.04.2025 15:05

Passar a aceitar algo que antes considerávamos abominável, apenas pela frequência cada vez maior com que o abominável ocorre, ou é uma evidência de degradação ou o simples reconhecimento de que o antes se considerava abominável, já não mais o é. A sabedoria está em saber não deixar a degradação engolfar você.


Fabio B

17.04.2025 10:04

Se acostumar com o inaceitável é a pior derrota que o brasileiro cada vez mais se aperfeiçoa.


Jacqueline Santos

17.04.2025 09:23

Ricardo, sempre assertivo!!


Amaury G Feitosa

17.04.2025 08:47

Há muito não chamo ladrão de ladrão, gabiru é mais chique.


Ana Maria Bandeiea

17.04.2025 08:45

Excelente reflexão!


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (6)

Mariana Luisa Garcia Braido

18.04.2025 05:50

Aconteceu com muitos de nós.


Luis Eduardo Rezende Caracik

17.04.2025 15:05

Passar a aceitar algo que antes considerávamos abominável, apenas pela frequência cada vez maior com que o abominável ocorre, ou é uma evidência de degradação ou o simples reconhecimento de que o antes se considerava abominável, já não mais o é. A sabedoria está em saber não deixar a degradação engolfar você.


Fabio B

17.04.2025 10:04

Se acostumar com o inaceitável é a pior derrota que o brasileiro cada vez mais se aperfeiçoa.


Jacqueline Santos

17.04.2025 09:23

Ricardo, sempre assertivo!!


Amaury G Feitosa

17.04.2025 08:47

Há muito não chamo ladrão de ladrão, gabiru é mais chique.


Ana Maria Bandeiea

17.04.2025 08:45

Excelente reflexão!



Icone casa
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de cookies.

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.

Assine
o antagonista
o antagonista

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41 Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Anuncie Conosco

Últimas Notícias Brasil Mundo

Economia Lado oa! Colunistas Newsletter

Icone do Twitter Icone do Youtube Icone do Whatsapp Icone do Instagram Icone do Facebook

Quer receber notícias do Antagonista em seu e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as principais notícias em seu e-mail

Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem Somos Hora extra Política de privacidade Termos de uso Política de Cookies Política de compliance Princípios Editoriais Perguntas Frequentes Anuncie
O Antagonista , 2026, Todos os direitos reservados, 25.163.879/0001-13.
Background do rodapé