Sem a mínima autoridade moral, Lula sai em defesa de Zelensky
Ele, Trump e Putin são uma espécie de almas gêmeas. Pegar carona na indignação mundial pelo ocorrido na Casa Branca é mero oportunismo político
Quase sempre apoiador de ditadores e ditaduras amigas mundo afora, inclusive a própria Rússia, o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, declarou no sábado, 1, que Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, país invadido pelo carrasco Vladimir Putin, foi humilhado pelos líderes americanos – o presidente Donald Trump e seu vice, J.D. Vence:
“Eu sinceramente não sou diplomata. Mas acho que a diplomacia, desde que o planeta Terra foi criado, desde que a diplomacia foi criada, não se via uma cena tão grotesca, tão desrespeitosa como aquela que aconteceu no Salão Oval da Casa Branca”. Lula concedeu entrevista no Uruguai, para onde viajou a fim de acompanhar a cerimônia de posse do novo presidente eleito, Yamandú Orsi.
O chefão petista, porém, não tem a menor autoridade moral para sair em defesa do presidente ucraniano. Por quê? Bem, em janeiro de 2023, ao lado do então chanceler alemão Olaf Scholz, despudoramente afirmou:
Fala, Lula
“Hoje, eu tenho mais clareza da razão da guerra e eu acho que a Rússia cometeu um erro clássico de invadir o território de outro país, portanto a Rússia está errada. Mas eu continuo achando que quando um não quer, dois não brigam.”
Um ano antes, em maio de 2022, à revista Time, o pai do Ronaldinho dos Negócios disse que o presidente da Ucrânia – acreditem! – era tão responsável pela guerra quanto o russo, Vladimir Putin:
“Você fica estimulando o cara [Zelensky] e ele fica se achando o máximo. Ele fica se achando o rei da cocada, quando na verdade deveriam ter tido conversa mais séria com ele: ‘Ô, cara, você é um bom artista, você é um bom comediante, mas não vamos fazer uma guerra para você aparecer’. E dizer para o Putin: ‘Ô, Putin, você tem muita arma, mas não precisa utilizar armas contra a Ucrânia. Vamos conversar!’. Era isso.”
Calma, que piora
Não satisfeito, Lula continuou o ataque à vítima: “Se não quisesse a guerra, ele [Zelensky] teria negociado um pouco mais”. Sim. E não acabou: “Ele [Zelensky] aparece na televisão de manhã, de tarde, de noite, aparece no parlamento inglês, no parlamento alemão, no parlamento francês como se estivesse fazendo uma campanha. Era preciso que ele estivesse mais preocupado com a mesa de negociação.”
Eis aquele que, hoje, afeta preocupação com o agredido. Já sobre Putin, em 2023, durante a cúpula do G-20 na Índia, afirmou: “O que eu posso dizer é que, se eu for presidente do Brasil e se ele for para o Brasil, não há porque ele ser preso. Antes do G-20 no Brasil, teremos o Brics na Rússia, e eu vou no Brics na Rússia no próximo ano. Todo mundo vai para a reunião do Brics, e espero que também venham para o G-20 no Brasil. Eu acredito que o Putin pode facilmente ir para o Brasil (…). Ninguém vai desrespeitar o Brasil, porque tentar prender ele no Brasil é desrespeitar o Brasil. É preciso as pessoas levarem muito a sério isso.”
Vladimir Putin foi acusado e condenado por inúmeros crimes de guerra no Tribunal Penal Internacional (TPI) em Haia, na Holanda. O Brasil promulgou, em 2022, sua adesão ao Estatuto de Roma, passando a fazer parte da corte. Aliás, petistas vivem citando o TPI contra Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, e o ex-presidente Jair Bolsonaro. E Donald Trump, recentemente, autorizou sanções econômicas – inclusive congelamento de ativos – e de viagens (entrada nos EUA) contra pessoas que trabalham em investigações sobre cidadãos norte-americanos.
Duplo padrão moral
Lula, até hoje, continua fazendo vistas grossas para as atrocidades cometidas em solos de países aliados, como Venezuela e Irã. Nunca é tarde lembrar, por exemplo, que enviou representantes diplomáticos para as posses dos presidentes eleitos nestas “protoditaduras”. O mesmo Lula, inclusive, recusa-se a chamar os assassinos do Hamas e do Hezbollah de terroristas.
Portanto, vir agora pegar carona na indignação mundial pelo ocorrido na Casa Branca é mero oportunismo político. Lula não está nem aí para a Ucrânia e Zelensky, nem consternado pelo tratamento cruel oferecido pelos americanos ao ucraniano.
A sedizente “alma mais honesta desse país” não possui autoridade moral, repito, para sair em defesa de Zelensky. Nem muito menos para acusar ninguém de covardia. Ele, Trump e Putin são uma espécie de almas gêmeas. São como lobos (autocratas) em pele de cordeiros.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
F-35- Hellfire
05.03.2025 10:36Lula, incoerente e com vários padrões morais, não cansa de envergonhar o Brasil! Ora defende o Putin (o homem dos chazinhos envenenados) ditador covarde e sanguinário, ora defende o Zelenski e sempre, enraivecido, ataca os USA. Putin é um comprovado ser imoral, não merece confiança de ninguém! Lula vc precisa equacionar o resarcimento das suas roubalheiras com a venda das suas fazendas de gado espalhadas pelo Brasil em nome de laranjas pois é muito injusto vc equacionar as dívidas oriundas das corrupções petistas descontando 30% das rendas das aposentadorias complementares dos fundos de pensão dos funcionários públicos das centenas de empresas estatais! É por isso que vc está caindo nas pesquisas de popularidade.
Amaury G Feitosa
04.03.2025 08:43Ãngelo, poucos enxergam que via BRICS nos tornamos cada dia mais dependentes da China a quem destinamos 40% das nossas exportações, como um dia fomos capachos dos EUA que interferiam até na vida sexual das nossas primeiras damas, um dia amargaremos sermos tão tolos por de forma tão servil mudarmos apenas o cabresto e a canga.
Amaury G Feitosa
03.03.2025 10:25LULA não fala, bosteja asneiras, mas na verdade Trump arrogante, cruel e covardemente atirou a Ucrânia à sanha do assassino da KGB e ao que tudo indica fere a OTAN de morte, a saída para a Ucrânia, que tolamente destruiu seu arsenal atômico e paga caro por isto, é aderir à Comunidade Européia já que a Inglaterra e França lhes acena apoio pois sabem bem que a Rússia é hoje séria ameaça a todos e unidos podem enfrentá-la ... vem aí a Guerra Gelada ???
ALDO FERREIRA DE MORAES ARAUJO
02.03.2025 20:44Lula não faria diferente do que fez Trump se tivesse oportunidade. É uma figura tão asquerosa. Eca!
Jorge Alberto da Cunha Rodrigues
02.03.2025 13:33Lula, oa petistas e a esquerda em geral apoiam a absurda invasão fa Ucrânia pelas tropas do déspota Putin. Em tempo: Bolsonaro também apoia a invasão.
Angelo Sanchez
02.03.2025 12:49O BRICS, é um grupo de países que resolveram enfrentrar no mundo globalizado, a União Europeia e os EUA, onde decidiram comprar e vender apenas dentro do grupo, mas, parece que só a China é quem ganha na balança comercial.
Fabio B
02.03.2025 12:42A esquerda adora bater no peito e fazer bravata contra os EUA, posar de independente e anti-imperialista. Quando há a oportunidade, vira praticamente um fetiche esquerdista irresistível, então manter coerência não é prioridade. Mas fazem isso porque sabem que não passa de teatro, não tem impacto algum, pois o Brasil é só mais uma republiqueta de bananas sem peso real para Washington se preocupar. O problema é que o BRICS atualmente de fato pode incomodar de verdade os interesses americanos, principalmente para quem está no seu quintal. Não digo nem "se", mas quando o "olho de Sauron" resolver se virar para cá, para tratar dessa questão, o Lula vai descobrir que brincar de desafiar os EUA tem um preço bem alto.
Alexandre Ataliba Do Couto Resende
02.03.2025 10:11Se pegar todas as notícias em OA sobre esse conflito também vemos esse duplo padrão moral. Devem primeiro decidir em casa como querem noticiar esse conflito antes de apontar o dedo para quem quer que seja. OA, nesse conflito, é o Lula da imprensa.
Eduardo
02.03.2025 09:34Parabéns pelo artigo. Lula não perde nenhuma oportunidade para mostrar para o mundo sua falta de princípios e amoralidade.