O Antagonista

O PSDB não tirava o sono do PT

avatar
Rodolfo Borges
4 minutos de leitura 15.06.2024 13:05 comentários
Análise

O PSDB não tirava o sono do PT

Os petistas cobram hoje dos opositores um comportamento responsável que nunca tiveram quando na oposição. Foram tão irresponsáveis que semearam o terreno para oponentes a sua altura

avatar
Rodolfo Borges
4 minutos de leitura 15.06.2024 13:05 comentários 0
O PSDB não tirava o sono do PT
Foto: Divulgação/ PT

Aconteceu de novo nesta semana: um petista manifestou publicamente suas saudades dos antigos adversários do PSDB. Ao final da conturbada audiência na Câmara com Paulo Pimenta, secretário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) anunciou que falaria “uma coisa inusitada”, mas que já foi repetida tantas vezes por seus colegas que não surpreende mais ninguém: “Eu tenho saudades do PSDB”.

O próprio Lula (ao centro na foto) já disse o mesmo mais de uma vez em público, inclusive ao lado de seu vice, Geraldo Alckmin (à direita na foto), outrora adversário tucano, e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, confidenciou a saudade ao deputado Aécio Neves (PSDB-MG) no último aniversário de José Sarney.

Depois do acosso bolsonarista a Pimenta na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara, Lindbergh comentou que sente saudade “daqueles debates”. A gente tinha um debate, fazia um debate de nível. Trazia argumentos. O outro respondia, contestava. Agora não, é uma sessão de gritarias, de insultos desqualificados”, disse o deputado, fantasiando um pouco sobre o passado. A lembrança de Lindbergh pode até se aplicar ao PSDB, mas não ao seu PT.

Os petistas cobram hoje dos opositores um comportamento republicano e responsável que seu partido nunca teve quando esteve na oposição. Foi se opondo de maneira irresponsável a quase tudo — Constituinte, Plano Real e reforma trabalhista, entre outros vários assuntos — que o PT mobilizou sua base e chegou ao poder. Os petistas foram tão irresponsáveis que dizimaram os adversários responsáveis e semearam o terreno para oponentes a sua altura.

#saudades

Aquele saudoso PSDB se esfacelou de forma responsável e orgulhosa, como é típico dos tucanos. O ex-senador Aloysio Nunes Ferreira disse o seguinte ao comentar as razões de sua saída do partido nesta semana, anunciada após o lançamento da pré-candidatura de José Luiz Datena à Prefeitura de São Paulo:

“São muitas, foram se acumulando desde a última eleição presidencial, quando o PSDB se declarou neutro. Eu considerei errado que um partido que tivesse democracia no nome mantivesse uma posição indiferente na eleição de um fascistoide como o então presidente Jair Bolsonaro. De lá para cá, as divergências foram se tornando cada vez mais claras, a ideia de ser contra os dois extremos como se o governo Lula fosse extremista”.

É bonito o discurso de Nunes, e fica ainda mais emocionante quando proferido de Bruxelas, onde o ex-chanceler de Michel Temer atua pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) do governo Lula. Como não sentir saudades desse tipo de adversário?

Pesadelos

Também nesta semana, vieram a público os lamentos do líder do governo Lula na Câmara, José Guimarães, em reunião do PT. “Tenho que me relacionar com toda a Casa, não é uma tarefa fácil, é um negócio muito doloroso. Tem dia que eu não consigo dormir por conta da tensão, da faca no pescoço e tudo mais que muitas vezes acontece nos bastidores aqui dentro [do Congresso] para a gente apoiar, aprovar as matérias de interesse do governo“, disse Guimarães.

Hoje, os aliados do PT dão muito mais trabalho do que lhes davam os republicanos adversários tucanos de outrora. Mas só se comove com os clamores petistas por responsabilidade com o Brasil quem esqueceu como o PT sempre se comportou na oposição. Estão colhendo o que plantaram.

Mais Lidas

1

Astro de Hollywood cancela turnê após "piada" sobre atentado a Trump

Visualizar notícia
2

"Tiros mostram qual é a alternativa à democracia constitucional"

Visualizar notícia
3

Exclusivo: Após lobby, clã Bolsonaro cria ‘startup’ para explorar grafeno

Visualizar notícia
4

PT não acredita que Trump sofreu um atentado?

Visualizar notícia
5

Janones promete seguir "chafurdando na lama"

Visualizar notícia
6

China bane maior aplicativo católico do mundo

Visualizar notícia
7

Mercado repercute Lula e Trump

Visualizar notícia
8

Human Rights Watch finalmente reconhece centenas de crimes de guerra do Hamas

Visualizar notícia
9

Musk mobiliza Vale do Silício para apoiar Trump

Visualizar notícia
10

Ex-rivais apoiam Trump e pedem união

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Alexandre Padilha Aloysio Nunes Ferreira Apex-Brasil Geraldo Alckmin governo Lula José Guimarães Lindbergh Farias Lula Partido dos Trabalhadores (PT) PSDB
< Notícia Anterior

Travis Scott surpreende fãs fazendo show com camisa do Flamengo

15.06.2024 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Presidente do Solidariedade se entrega à PF

15.06.2024 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Rodolfo Borges

Rodolfo Borges é jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Trabalhou em veículos como Correio Braziliense, Istoé Dinheiro, portal R7 e El País Brasil.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

A receita para denunciar desafetos do STF

A receita para denunciar desafetos do STF

Felipe Moura Brasil
17.07.2024 11:30 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
O desafio da Audi na Fórmula 1

O desafio da Audi na Fórmula 1

José Inácio Pilar
16.07.2024 11:00 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Wokismo tropical: transativismo transforma crianças em cobaias

Wokismo tropical: transativismo transforma crianças em cobaias

Catarina Rochamonte
16.07.2024 09:53 8 minutos de leitura
Visualizar notícia
Disputa pela Câmara ganha contornos de eleição indireta à Presidência

Disputa pela Câmara ganha contornos de eleição indireta à Presidência

Wilson Lima
16.07.2024 07:04 3 minutos de leitura
Visualizar notícia

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.