O PSDB não tirava o sono do PT O PSDB não tirava o sono do PT
O Antagonista

O PSDB não tirava o sono do PT

avatar
Rodolfo Borges
4 minutos de leitura 15.06.2024 13:05 comentários
Análise

O PSDB não tirava o sono do PT

Os petistas cobram hoje dos opositores um comportamento responsável que nunca tiveram quando na oposição. Foram tão irresponsáveis que semearam o terreno para oponentes a sua altura

avatar
Rodolfo Borges
4 minutos de leitura 15.06.2024 13:05 comentários 4
O PSDB não tirava o sono do PT
Foto: Divulgação/ PT

Aconteceu de novo nesta semana: um petista manifestou publicamente suas saudades dos antigos adversários do PSDB. Ao final da conturbada audiência na Câmara com Paulo Pimenta, secretário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) anunciou que falaria “uma coisa inusitada”, mas que já foi repetida tantas vezes por seus colegas que não surpreende mais ninguém: “Eu tenho saudades do PSDB”.

O próprio Lula (ao centro na foto) já disse o mesmo mais de uma vez em público, inclusive ao lado de seu vice, Geraldo Alckmin (à direita na foto), outrora adversário tucano, e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, confidenciou a saudade ao deputado Aécio Neves (PSDB-MG) no último aniversário de José Sarney.

Depois do acosso bolsonarista a Pimenta na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara, Lindbergh comentou que sente saudade “daqueles debates”. A gente tinha um debate, fazia um debate de nível. Trazia argumentos. O outro respondia, contestava. Agora não, é uma sessão de gritarias, de insultos desqualificados”, disse o deputado, fantasiando um pouco sobre o passado. A lembrança de Lindbergh pode até se aplicar ao PSDB, mas não ao seu PT.

Os petistas cobram hoje dos opositores um comportamento republicano e responsável que seu partido nunca teve quando esteve na oposição. Foi se opondo de maneira irresponsável a quase tudo — Constituinte, Plano Real e reforma trabalhista, entre outros vários assuntos — que o PT mobilizou sua base e chegou ao poder. Os petistas foram tão irresponsáveis que dizimaram os adversários responsáveis e semearam o terreno para oponentes a sua altura.

#saudades

Aquele saudoso PSDB se esfacelou de forma responsável e orgulhosa, como é típico dos tucanos. O ex-senador Aloysio Nunes Ferreira disse o seguinte ao comentar as razões de sua saída do partido nesta semana, anunciada após o lançamento da pré-candidatura de José Luiz Datena à Prefeitura de São Paulo:

“São muitas, foram se acumulando desde a última eleição presidencial, quando o PSDB se declarou neutro. Eu considerei errado que um partido que tivesse democracia no nome mantivesse uma posição indiferente na eleição de um fascistoide como o então presidente Jair Bolsonaro. De lá para cá, as divergências foram se tornando cada vez mais claras, a ideia de ser contra os dois extremos como se o governo Lula fosse extremista”.

É bonito o discurso de Nunes, e fica ainda mais emocionante quando proferido de Bruxelas, onde o ex-chanceler de Michel Temer atua pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) do governo Lula. Como não sentir saudades desse tipo de adversário?

Pesadelos

Também nesta semana, vieram a público os lamentos do líder do governo Lula na Câmara, José Guimarães, em reunião do PT. “Tenho que me relacionar com toda a Casa, não é uma tarefa fácil, é um negócio muito doloroso. Tem dia que eu não consigo dormir por conta da tensão, da faca no pescoço e tudo mais que muitas vezes acontece nos bastidores aqui dentro [do Congresso] para a gente apoiar, aprovar as matérias de interesse do governo“, disse Guimarães.

Hoje, os aliados do PT dão muito mais trabalho do que lhes davam os republicanos adversários tucanos de outrora. Mas só se comove com os clamores petistas por responsabilidade com o Brasil quem esqueceu como o PT sempre se comportou na oposição. Estão colhendo o que plantaram.

Brasil

Bruna Marquezine discute seus planos: "Desejo ter filhos e morar em uma fazenda"

21.06.2024 16:50 3 minutos de leitura
Visualizar

A visão aquém do alcance de Gleisi

Rodrigo Oliveira Visualizar

Produtor de "Os Simpsons" desmente inspiração do baixista do Guns N' Roses para Duff Beer

Visualizar

Rodolfo Borges na Crusoé: O torcedor traído

Visualizar

Herdeiros de Chrystian: veja quem herda a fortuna do cantor

Visualizar

Lula vê Campos Neto como "um adversário"

Visualizar

Tags relacionadas

Alexandre Padilha Aloysio Nunes Ferreira Apex-Brasil Geraldo Alckmin governo Lula José Guimarães Lindbergh Farias Lula Partido dos Trabalhadores (PT) PSDB
< Notícia Anterior

Travis Scott surpreende fãs fazendo show com camisa do Flamengo

15.06.2024 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Presidente do Solidariedade se entrega à PF

15.06.2024 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Rodolfo Borges

Rodolfo Borges é jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Trabalhou em veículos como Correio Braziliense, Istoé Dinheiro, portal R7 e El País Brasil.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (4)

Claudemir Silvestre

2024-06-15 19:42:44

PSDB sempre foi farinha do mesmo saco de onde saiu o PT. Por isso o PSDB ACABOU !!!


Andre Luis Dos Santos

2024-06-15 16:18:36

O PTismo representa o que há de mais imundo, asqueroso, hipocrita e abominável na política. Colhem o que plantaram a vida toda. Tomara que sejam varridos do poder pra sempre, começando agora pelas prefeituras, e depois em 2026, e sigam pro lixo da história.


Maria De Fatima Carvalho Gabriel

2024-06-15 15:17:02

Ainda me lembro bem a maneira mal educada, grosseira e agressiva com que um ministro de estado de estado do governo anterior foi tratado numa comissão da câmara. Foram vários exemplos. Ministro era convocado apenas para ser afrontado.


Maria De Fatima Carvalho Gabriel

2024-06-15 15:14:24

Aquilo não era oposição! Me lembro bem dos gritos do lindinho e senadoras, da falta de urbanidade para com os parlamentares esses, durante o processo de impeachment. Não era oposição. Um lado gritava, ofendia e estrebuchava e o outro lado abaixava a cabeça.


Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

A visão aquém do alcance de Gleisi

A visão aquém do alcance de Gleisi

Rodrigo Oliveira
21.06.2024 16:40 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Ato 2 do ilusionismo matemágico terá pente-fino nos gastos

Ato 2 do ilusionismo matemágico terá pente-fino nos gastos

Rodrigo Oliveira
21.06.2024 08:58 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Governo e PT abrem disputa por BC com tática do "podia ser pior"

Governo e PT abrem disputa por BC com tática do "podia ser pior"

Rodrigo Oliveira
20.06.2024 15:48 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
O monstro de Lula no ventre da Petrobras

O monstro de Lula no ventre da Petrobras

Felipe Moura Brasil
20.06.2024 14:31 5 minutos de leitura
Visualizar notícia

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.