Ninguém quer vestir vermelho
Sobrou da polêmica sobre a suposta camisa alternativa da seleção brasileira a constatação da debilidade da esquerda no Brasil
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) demorou mais do que devia — em tempos de rede social — para se posicionar acerca dos rumores sobre a camisa vermelha da seleção brasileira, mas enfim publicou uma nota, que aplacou os incômodos, apesar de não dizer muita coisa.
“A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) esclarece que as imagens divulgadas recentemente de supostos uniformes da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026 não são oficiais. Nem a CBF e nem a Nike divulgaram formalmente detalhes sobre a nova linha da Seleção. A entidade reafirma o compromisso com seu estatuto e informa que a nova coleção de uniformes para o Mundial ainda será definida em conjunto com a Nike”, diz a mensagem.
Passado o furacão, fica sugerido que a seleção brasileira não entrará em campo de vermelho, pelo menos no que depender da atual gestão da CBF. A possibilidade que isso ocorresse chegou, aliás, a levar deputados federais a apresentar projetos de lei para proibir o vermelho no uniforme da seleção.
Leia também: CBF, Nike, Brasil: minha camisa tem cor; e não é a da Seleção
As cores da bandeira
Proposta apresentada por Fernando Rodolfo (PL-PE) prevê que seja “vedada a alteração permanente das cores do uniforme principal da Seleção Brasileira de Futebol para quaisquer tonalidades que não integrem oficialmente a Bandeira do Brasil”.
Pela proposta de Carlos Jordy (PL-RJ), ficaria “vedada a utilização predominante de cores que não correspondam às cores oficiais da Bandeira Nacional, em especial quando utilizadas com fins de conotação ideológica, partidária ou político-eleitoral”.
O projeto de Daniel Agrobom (PL-GO) prevê que “fica proibida, em competições oficiais nacionais e internacionais, organizadas ou reconhecidas por entidades federativas de administração do esporte, a utilização de camisas representativas da Seleção Brasileira de Futebol que não estejam em conformidade com as cores da Bandeira Nacional: verde, amarelo, azul e branco”.
E o vermelho?
Mais do que as iniciativas para preservar a tradição da amarelinha, entre outras manifestações de governadores pela preservação das cores da bandeira nacional e dos memes com críticas à possibilidade de mudança (foto), chamou a atenção nos últimos dias a falta de políticos de esquerda dispostos a defender o vermelho como alternativa para o uniforme da seleção brasileira.
Apenas os deputados federais Natalia Bonavides (PT-RN) e Guilherme Boulos (Psol-SP) se animaram a louvar a possibilidade de troca do azul pelo vermelho, e de forma bem sutil.
“Acho que gostei dessa história da camisa vermelha da seleção”, disse a deputada em postagem com foto em que aparece vestida de vermelho em com o número 13, do PT, nas costas,
Já Boulos compartilhou uma brincadeira de site satírico, que noticiava “Após camisa vermelha, CBF anuncia Boulos como técnico e Pabllo Vittar como centro-avante”, com o seguinte comentário: “Como não deu certo com o Ancelotti, estou à disposição…”.
“Não há identificação”
Até o líder do governo Lula no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), apareceu para defender a preservação das cores da bandeira brasileira nos uniformes.
“Não há identificação, não há história, não há justificativa para que, seja quem for, queira substituir o verde e amarelo pelo vermelho”, protestou Randolfe, cujo partido é o mais vermelho do país.
Pode ser que os esquerdistas brasileiros prezem de fato pela tradição no caso das cores da camisa da seleção, mas o posicionamento discreto na polêmica sobre o uniforme número dois soa como mais uma indicação da debilidade de partidos como PT e Psol, que não se saíram bem nas eleições municipais de 2024, mesmo escondendo a cor vermelha do eleitor há alguns anos.
Leia mais: Ainda mais fracos que Bolsonaro
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Claudemir Silvestre
01.05.2025 08:38Mais um triste capítulo da CBF, com narcas da Ideologia de Esquerda do PT !!! É claro que tinha as mãos sujas deste DESGOVERNO PT nesta história !!!
FRANCISCO
30.04.2025 20:19Esta é a camisa oficial do PT?