‘Ministério da Crise’: a única pasta que funciona no governo Lula
Em pouco menos de um mês, governo federal se especializou em gerar crises de difícil administração; o Centrão está de olho
![‘Ministério da Crise’: a única pasta que funciona no governo Lula](https://cdn.oantagonista.com/uploads/2025/01/52440274190_03c5a2204a_k-1024x683.jpg)
O governo Lula tem hoje 38 ministérios. A segunda maior Esplanada dos Ministérios, perdendo apenas para a administração Dilma Rousseff, que chegou a ter 39. Tudo bem que Lula também já ostentou seus 39 ministros, quando criou a Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul. A estrutura, criada para catapultar a pré-candidatura do deputado federal Paulo Pimenta (PT) ao governo do Estado, não vingou e foi rebaixada para o guarda-chuva da Casa Civil.
Agora, há outra estrutura que funciona de forma silenciosa, não necessariamente no submundo da política brasileira, mas que tem alcançado os melhores resultados da gestão Lula. Sim, essa pasta existe e se chama ‘Ministério da Crise‘.
Como a criação do ‘Ministério da Crise’ não ficou registrada no Diário Oficial da União, pouco se sabe sobre ele. Não se sabe quem é o ministro, quais são os seus secretários ou o respectivo organograma. Seu principal objetivo, porém, é notório: colocar o governo federal nas manchetes dos principais jornais. Bem na linha: “Fale bem, ou falem mal… mas falem de mim”.
Pablo Marçal lançou o código, o ministro da crise copiou e, pronto… resultado garantido.
Quando foi criado o ‘Ministério da Crise’?
Difícil dizer quando foi criado. Mas os melhores resultados, sem dúvida alguma, vieram em 2025. A crise do Pix é um dos grandes cases de sucesso. Bastou uma portaria atabalhoada da Receita Federal para se desencadear a maior crise do governo Lula, em dois anos de gestão. Foram aproximadamente cinco dias de manchetes negativas. Ponto para o Ministério da Crise.
Obviamente que os demais integrantes do governo Lula, aqueles que todos sabemos os nomes, ficaram com ciúmes de tanta notoriedade e acabaram com a festa da pasta. Anunciaram o cancelamento da Instrução Normativa da Receita e tudo voltou ao normal.
Bem, quase… Graças à crise do Pix, o Ministério da Crise colheu seu melhor resultado: conseguiu derrubar a popularidade de Lula entre os nordestinos e os mais pobres. Novo ponto para o ‘Ministério da Crise’.
Na semana passada, foi a vez de o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, dar uma forcinha para o ‘Ministério da Crise’. Também de forma tresloucada, disse que o governo pretendia mudar prazo de validade de alguns produtos para reduzir os preços dos alimentos. Em menos de 24 horas, Rui Costa, que obviamente sofreu uma reprimenda dos colegas do ‘Ministério da Crise’ – eles não querem uma concorrência tão competitiva – recuou e disse que tudo não passava de uma má ideia, bem longe de ser executada.
Já nesta semana, o ‘Ministério da Crise’ teve outra brilhante sacada e sugeriu o nome de Gleisi Hoffmann para a Secretaria-Geral da Presidência. Em um governo criticado justamente por centralizar decisões importantes nas mãos do PT, essa não parece ser uma indicação que mostre aos aliados que o PT, de fato, queira ajudar de outros partidos na articulação política.
E assim segue o tal ‘Ministério da Crise’. Caminhando e cantando, seguindo a canção… E o Centrão, que de bobo nada tem, já está de olho na titularidade do ‘Ministério da Crise’. Afinal de contas, de crise, o Centrão entende. Ah, e como entende.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
SERGIO BARROS DE ARAUJO
29.01.2025 17:43Excelente texto! Ilustra de forma irrepreensivel este governo sem rumo.
Amaury G Feitosa
29.01.2025 11:14Com os atores que atuam na opereta bufa que se tornou a ridícula e criminosa ditadura em curso em Janjolândia dos Manés que massacra e destrói adversários para se eternizar no poder com um triunvirato medieval com poderes tão criminosos quanto temos destino e data certa para chegarmos ao lixo inevitável e fatal ... 1º de janeiro de 2027 ... tremei Manés !!!
Marcia Elizabeth Brunetti
29.01.2025 09:56...vem vamos embora que esperar não é saber...Pois é Wilson, só brincando para a gente não chorar. E onde estão os artistas fazendo suas musiquinhas para mostrar a maravilha que é o governo LULA? Chico Buarque parece que está só interessado em salvar sua apresentação de um boicote.
Alexandre Ataliba Do Couto Resende
29.01.2025 09:11Excelente texto! Falta muito desse sarcasmo e ironia no jornalismo atual. Parabéns!
Clayton De Souza pontes
29.01.2025 07:40A Gleisi gosta de lacrar e iria contribuir bastante pra produção de crises pela Secretaria Geral da Presidência