O Antagonista

Lula fez dólar disparar em busca de popularidade, confirma pesquisa

avatar
Rodolfo Borges
4 minutos de leitura 10.07.2024 09:06 comentários
Análise

Lula fez dólar disparar em busca de popularidade, confirma pesquisa

Levantamento da Genial/Quaest sugere que o discurso econômico irresponsável do petista, condenado até dentro de seu próprio governo, convenceu boa parte da população brasileira. Ótimo para Lula, péssimo para o Brasil

avatar
Rodolfo Borges
4 minutos de leitura 10.07.2024 09:06 comentários 5
Lula fez dólar disparar em busca de popularidade, confirma pesquisa
Foto: Ricardo Stuckert / PR

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 10, mostrou uma recuperação na popularidade de Lula (foto) após a queda contínua registrada por vários institutos ao longo de 2024. A alta de quatro pontos percentuais na aprovação do governo desde maio, de 50% para 54%, deveu-se principalmente aos eleitores de renda mais baixa, de até dois salários mínimos (a aprovação foi de 62% para 69%). E, ao que indica o levantamento, o discurso irresponsável do petista que fez o dólar disparar tem a ver com isso.

Lula passou duas semanas dando entrevistas para colocar em dúvida a necessidade de cortar gastos do governo e alimentar discórdia com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, estratégia baseada numa pesquisa interna. Resultado: o dólar chegou a bater 5,70 reais e sua popularidade subiu quatro pontos percentuais, o que é uma péssima notícia para o Brasil.

O presidente foi instruído pela própria equipe econômica a mudar de discurso, para evitar a sangria do real, e o “ataque especulativo” criticado por Lula sumiu — porque quem alimentava a especulação era ele. Segundo a pesquisa Quaest, contudo, boa parte da população brasileira não enxergou a questão assim.

Há quem acredite

Para 53% dos 2 mil entrevistados de 5 e 8 de julho, as declarações irresponsáveis de Lula não foram a principal razão para o aumento do dólar — 34% acham que foram, e 13% não souberam responder ou não responderam. Esse é um dado que mostra em que plano o jogo político se desenrola no Brasil.

Pesquisa Quaest
Foto: Reprodução/ Quaest

Segundo a pesquisa, o discurso de Lula ressoa bem em boa parte da população, ainda que seja impraticável ou enganoso. Para 90% da população, o “salário mínimo deve ser aumentado todo ano acima da inflação”. Para 87%, os “juros no Brasil são muito altos” — o fato de o próprio Lula ter dificultado a redução da taxa básica ao longo de todo o governo não entrou em questão.

Além disso, para 83% dos pesquisados, “carnes consumidas pelos mais pobres deveriam ter isenção de imposto”. A picanha prometida na campanha entraria nessa conta? Para finalizar, 67% concordam com Lula que “o governo não deve satisfação ao mercado, mas aos mais pobres”, seja lá o que isso quer dizer.

Banco Central

Quando o assunto é Banco Central, 66% concordam com as reclamações de Lula sobre a política de juros. Por outro lado, a maioria de 53% acredita que o presidente do BC tende a se guiar por critérios técnicos na condução da instituição.

Ao analisar os resultados da pesquisa, o diretor da Quaest, Felipe Nunes, disse que “embora seja impossível determinar uma única razão para o crescimento na aprovação do governo, a melhora na percepção da economia entre os mais pobres (diferença entre melhorou e piorou saiu de -1 para +13 entre fev e jul/24) sugere que uma parte da explicação possa estar ai”.

Ele também destacou as entrevistas recentes do petista: “A maior presença de Lula no noticiário, com uma postura de enfrentamento e embate com o Banco Central e os juros também são relevantes nesta pesquisa. No total, 41% dos brasileiros souberam de alguma entrevista recente que Lula concedeu para rádios nas cidades que visitou”.

O estrago do discurso de Lula para a economia brasileira foi reconhecido até por seus próprios subordinados, que o levaram a prometer uma política econômica “sem causar sobressalto” após o presidente ter causado uma série de sobressaltos. Se a maior parte da população brasileira não conseguiu entender o que aconteceu, ótimo para Lula, péssimo para o Brasil.

Mais Lidas

1

Biden: “De que diabos Trump estava falando?”

Visualizar notícia
2

Atirador usou drone sobre local horas antes de atentado a Trump

Visualizar notícia
3

Trump promete a Zelensky “acabar com a guerra”

Visualizar notícia
4

Zema vê Tarcísio como “nome mais forte” da direita para 2026

Visualizar notícia
5

"O que Roger Scruton pode ensinar a Keir Starmer"

Visualizar notícia
6

Kataguiri pede R$ 80 mil da União por espionagem da “Abin paralela”

Visualizar notícia
7

Últimos dias: Concurso Público de Buerarema

Visualizar notícia
8

Novo Concurso da Câmara de Macapá AP: Confira todos os detalhes

Visualizar notícia
9

Expansão e oportunidades na Polícia Civil de Minas Gerais

Visualizar notícia
10

Idosa é presa por ser stalker de policial

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Banco Central dólar Felipe Nunes Genial/Quaest governo Lula Lula Roberto Campos Neto
< Notícia Anterior

Dorival e dirigentes da Seleção são impedidos de deixar os Estados Unidos

10.07.2024 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Carreira dos sonhos! Concursos Públicos Federais 2024: Grandes oportunidades

10.07.2024 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Rodolfo Borges

Rodolfo Borges é jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Trabalhou em veículos como Correio Braziliense, Istoé Dinheiro, portal R7 e El País Brasil.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (5)

Paulo Pires

2024-07-10 16:49:54

Nessa pesquisa, a popularidade do cachaceiro aumentou na população mais pobre, que não tem a menor noção da desgraça que é o petismo!


EUD

2024-07-10 10:15:20

lula Usa A Propria Imbecilidade Em Proveito Próprio, Sabendo Que A Multidão De INBECILIS BRASILIENSIS Não Vai Entender Nada Mas Vai Apoia-lo !!!!!!!


Suely Racy

2024-07-10 10:04:42

Essa pesquisa Quest é uma pesquisa comprada pelo governo.


Claudemir Silvestre

2024-07-10 09:35:18

Um Presidente IGNORANTE governando para pessoas igualmente ignorantes 🤷🏻🤷🏻


Marcia Elizabeth Brunetti

2024-07-10 09:28:06

Sendo o Brasil fortemente marcado por pessoas ignorantes, no verdadeiro sentido da palavra, facilmente os discursos desastrosos, mas populistas, do descondenado se tornam realidade no imaginário da população. A extrema-esquerda está trabalhando direitinho, para a desgraça do Brasil.


Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Que tal taxar os memes de Haddad?

Que tal taxar os memes de Haddad?

Rodolfo Borges
20.07.2024 09:37 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Filmes novos vs filmes antigos 

Filmes novos vs filmes antigos 

José Inácio Pilar
20.07.2024 09:00 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
PT é bom em cobrar, mas ruim em pagar

PT é bom em cobrar, mas ruim em pagar

Ricardo Kertzman
19.07.2024 11:52 4 minutos de leitura
Visualizar notícia
Os inimigos dos memes

Os inimigos dos memes

19.07.2024 07:22 6 minutos de leitura
Visualizar notícia

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.