Crusoé: Trump vai frustrar trem da alegria de Lula em Nova York?
Departamento de Estado tem atrasado concessão de vistos, incluindo o do ministro da Saúde Alexandre Padilha, um dos criadores do Mais Médicos
A concessão de vistos para chefes de governo e de Estado é uma condição fundamental para a realização da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.
Para um país que tem na Primeira Emenda da sua Constituição a defesa intransigente da liberdade de expressão, seria contraditório que a Casa Branca definisse quem pode ou não falar no plenário da Assembleia-Geral.
Os ditadores mais sanguinários sempre tiveram total liberdade para usar o púlpito da ONU para falar suas barbaridades.
“O diabo veio aqui ontem. Ainda cheira a enxofre hoje“, disse o ditador venezuelano Hugo Chávez, referindo-se a George W. Bush.
“Se [o presidente John] Kennedy não fosse milionário, analfabeto e ignorante, ele entenderia que não é possível se revoltar contra os camponeses“, afirmou o cubano Fidel Castro, em 1960.
Vale lembrar ainda que foram os Estados Unidos que impulsionaram a criação da ONU, principalmente pela atuação do presidente Franklin Roosevelt.
E Nova York foi escolhida como cidade para a sede da ONU porque os Estados Unidos eram considerados como um país neutro e estável.
O presidente Lula, que tem mantido um forte discurso antiamericano, já teve o seu visto garantido para participar da Assembleia-Geral na próxima semana.
Não há problema em relação a isso.
O embate entre o Itamaraty e o Departamento de Estado americano nos últimos dias, portanto, não tem a ver com a participação de Lula, mas com a concessão de vistos para a comitiva brasileira.
Três questões emergem daí.
A primeira é que Lula tem usado a Assembleia-Geral da ONU como para promover seus ministros e propagandear suas políticas governamentais.
Em 2023, o petista levou treze ministros para Nova York. Foi um trem da alegria. Uma festa de selfies.
Além de assistir ao discurso do presidente, os ministros participaram…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Ita
16.09.2025 17:48Por aí, o Trump ajuda o Brasil em alga coisa.