Crusoé: STF e oposição instrumentalizam visita de relator da CIDH
Juízes e parlamentares ampliaram o tema das conversas, que era a liberdade de expressão, tentando usá-las para interesses políticos e partidários

Ao receber a visita do relator especial de liberdade de expressão da Corte Interamericana de Direitos Humanos, CIDH, Pedro Vaca Villareal, os ministros do STF ampliaram o tema das conversas.
Segundo o presidente do STF Luís Roberto Barroso e o ministro Alexandre Moraes, as medidas contra a liberdade de expressão eram necessárias porque havia um risco real à democracia, o que incluía a ameaça de um golpe de Estado e o assassinato de Lula, de Geraldo Alckmin e de Moraes.
Os juízes, assim, deram um tom político à visita.
A oposição, ao receber Pedro Vaca na terça, 11, seguiu na mesma toada.
Em vez de se ater ao tema da liberdade de expressão, os políticos brasileiros incluíram na agenda várias outras queixas ao Supremo Tribunal Federal, STF.
Entre elas, os deputados e senadores reclaramaram das penas excessivas dadas aos brasileiros que invadiram a sede dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023.
A oposição ainda pediu para gravar as conversas, o que revela uma vontade de usar as falas nas redes sociais, seguindo interesses próprios.
Entre as pessoas que se encontraram com Pedro Vaca na terça, 11, estava a filha de Cleriston Pereira da Cunha, Luíza.
Segundo ela , seu pai foi “morto injustamente e torturado na cadeia“.
Há evidências de abusos do STF e de violações de direitos humanos no caso de Cleriston, o Clezão, como ele não ter foro privilegiado, seu quadro de saúde precário, a falta de justificativa para uma prisão preventiva e a não individualização de conduta.
Mas nenhuma delas passa pela liberdade de expressão.
E a liberdade de expressão?
Pedro Vaca não veio ao Brasil para avaliar o Judiciário como um todo.
Sua missão era explícita: “compreender a diversidade de perspectivas e experiências em relação à situação do direito à liberdade de expressão, incluindo no…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Luis Eduardo Rezende Caracik
14.02.2025 16:42Mais cedo vocês publicaram que a "censura imposta pelo STF" só era comparável à censura dos tempos da ditadura militar. Ou vocês de O Antagonista não conhecem a história, ou não conheceram aqueles tempos, ou ambas as coisas.