Crusoé: Operação Lava-BNDES consumiu 52 milhões de reais este ano
Governo multiplicou por seis a verba de propaganda do banco de financiamento que teve a imagem manchada por escândalos de corrupção
Reportagem de Wilson Lima em O Antagonista publicada nesta sexta, 20, afirma que, de janeiro a novembro deste ano, os gastos com publicidade institucional do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, BNDES, chegaram a 52,1 milhões de reais.
O valor é seis vezes maior que o montante gasto no mesmo período do ano passado: 8,7 milhões de reais.
O aumento mostra que o governo Lula não pensa em economizar para tentar a limpar a imagem do BNDES, banco que registrou perdas bilionárias ao participar de escândalos de corrupção nas gestões petistas anteriores.
Propaganda oficial
Lula quer lavar a imagem do BNDES porque entende que as obras públicas geram empregos e podem ajudá-lo a se reeleger em 2026.
Mas a resistência da sociedade ao banco ainda é grande.
O BNDES foi usado para financiar obras feitas por empreiteiras brasileiras em países com presidentes aliados ao PT.
Ao garantir lucros fáceis, as empreiteiras recompensaram financeiramente o PT.
A corrupção multinacional foi exposta e interrompida pela Lava-Jato.
Os empréstimos se mostraram um mau negócio, uma vez que vários países deram calote.
A dívida da Venezuela é de 780 milhões dólares.
A de Moçambique, 122 milhões.
Cuba ainda precisa pagar 297 milhões de dólares.
O valor total que o BNDES ainda tem a receber desses países é de 1,2 bilhão de dólares.
No ano passado, Lula disse que usaria sua influência regional para que o Brasil conseguisse reaver o dinheiro.
“Conversei com o Maduro. Falei que é preciso começar a acertar o pagamento da dívida, e ele vai acertar. E Cuba vai acertar, porque são todos bons pagadores“, disse Lula em junho de 2023 em entrevista para a Rádio Gaúcha.
A perspectiva de conseguir que Maduro…
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A assessoria de imprensa do BNDES enviou uma nota à redação nesta sexta, 20. Segue o texto:
“O BNDES é uma instituição financeira que oferece crédito. Assim, as informações sobre as linhas disponíveis bem como condições de financiamento e requisitos para habilitação e acesso ao crédito devem ser divulgadas para o seu público-alvo. Também precisa explicar e prestar contas de sua atuação à sociedade. Tanto as ações publicitárias de caráter mercadológico quanto as institucionais são importantes ferramentas de comunicação.
O Banco é uma das instituições mais transparentes da República de acordo com o TCU e a CGU. Dessa forma, divulga em seu website as despesas de publicidade mensalmente, com grau de detalhamento superior ao exigido pela Lei 12.232 de 2010, no link: https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/transparencia/contratos-de-publicidade/contratos-publicidade
O orçamento de publicidade do BNDES para 2024 consta no Planejamento Estratégico Corporativo e foi devidamente aprovado pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST). Os investimentos seguiram todos os procedimentos de governança e compliance do BNDES, obtiveram conformidade da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e foram objeto de fiscalização pelos órgãos de controle.
Cabe registrar que, embora as despesas de publicidade tenham crescido com relação a 2023, o montante investido em 2024 ainda é cerca de quatro vezes inferior ao teto estabelecido pela Lei das Estatais de 0,50% da Receita Operacional Bruta apurada no ano anterior.
Em 2024, o BNDES teve grandes desafios de comunicação, como a atuação emergencial para a reconstrução do Rio Grande do Sul, que foi objeto de campanha publicitária específica. Os esforços do Banco resultaram na mobilização de R$ 25,7 bilhões para 464 municípios gaúchos. Foram realizadas 8.568 operações de crédito, 5 mil operações de garantia e 72 mil contratos tiveram os pagamentos suspensos, além da retomada do financiamento para estados e municípios.
O BNDES também atuou na divulgação das novas linhas do Fundo Clima, que captou R$ 10,4 bilhões para o financiamento de projetos que visam à mitigação e adaptação à mudança do clima, e das linhas com TR, que possibilitaram a aprovação de R$ 11,1 bilhões para inovação em 2024.
Outro desafio relevante de 2024 foi o G20, que permitiu a captação de R$ 26 bilhões em novas parcerias. Além disso, investiu na comunicação com micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), público para o qual as aprovações de crédito totalizaram R$ 64,9 bilhões entre janeiro e setembro deste ano, aumento de 69,5% ante o mesmo período de 2022 (R$ 38,3 bilhões).
Ou seja, os investimentos em publicidade fazem parte da retomada do BNDES como grande agente promotor do desenvolvimento nacional, como comprova o balanço mais recente da instituição. Entre janeiro e setembro deste ano, as aprovações de crédito tiveram crescimento em todos os setores e alcançaram R$ 137,4 bilhões – alta de 108% sobre o mesmo período do último ano da gestão anterior. As consultas somaram R$ 258,9 bilhões, alta de 153% em relação a 2022.
Tudo isso foi realizado com um lucro líquido recorrente de R$ 9,8 bilhões e um índice de inadimplência de 0,001% – o menor do Sistema Financeiro Nacional.”
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