Bolsopetismo: Lira tenta blindar Bolsonaro com projeto do PT Bolsopetismo: Lira tenta blindar Bolsonaro com projeto do PT
O Antagonista

Bolsopetismo: Lira tenta blindar Bolsonaro com projeto do PT

avatar
Wilson Lima
4 minutos de leitura 06.06.2024 16:40 comentários
Análise

Bolsopetismo: Lira tenta blindar Bolsonaro com projeto do PT

Apesar de publicamente estarem em lados opostos, nos bastidores petistas e bolsonaristas endossam pautas que perenizam a corrupção

avatar
Wilson Lima
4 minutos de leitura 06.06.2024 16:40 comentários 4
Bolsopetismo: Lira tenta blindar Bolsonaro com projeto do PT
Arthur Lira - Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Em Brasília, costuma-se separar o ‘on [the record]’ do ‘off’ como forma de se distinguir o que de fato é realidade do que é apenas uma ‘aparência de realidade’. Por isso, quando um parlamentar elogia um líder em ‘on’, tenha certeza de que esse elogio não é tão sincero assim; assim como, as críticas em ‘off’ tendem a ser mais autênticas. É velha tática de se dizer o que se quer, sem constranger o ‘coleguinha’.

Pois, bem, esse preâmbulo se faz necessário porque nesta quarta-feira a Câmara viveu dois momentos que exemplificam, perfeitamente, essa diferença de posturas em ‘on’ e em ‘off’. Em ‘on’, petistas e bolsonaristas se engalfinham nos corredores; em ‘off’, andam juntos em determinadas pautas de interesses coletivos, embora nada republicanos.

Pela tarde, em ‘on’, bolsonaristas e petistas trocaram insultos e tapas nos corredores da Câmara após André Janones (Avante-MG) ter se livrado do Conselho de Ética, acusado de quebra de decoro por ter sido flagrado em um suposto esquema de rachadinha parlamentar.

Afinal de contas, era uma sessão pública, transmitida ao vivo pelas redes sociais… Pela noite, porém, nem aliados de Bolsonaro, nem os puxa-sacos de Lula falaram absolutamente nada sobre a iniciativa de Arthur Lira (PP-AL) de desenterrar uma proposta de 2016 que esvazia o instituto da delação premiada no país.

Sabe por qual motivo petistas e bolsonaristas não falaram absolutamente nada sobre o texto? Deixo a resposta ao senhor (a), caro leitor (a).

A proposta zumbi é de um petista, o atual secretário de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, Wadih Damous. O único petista mantido em cargo estratégico na pasta após a saída de Flávio Dino, por pedido do próprio Lula.

No texto, Damous proíbe a delação premiada de pessoa presa e ainda criminaliza quem divulgar o teor do material. Em um mesmo PL, o excelentíssimo parlamentar esvazia o instituto da colaboração e ainda coloca uma mordaça em jornalistas e na sociedade como um todo. Afinal de contas, como a sociedade poderá criticar políticos, empresários e criminosos que foram alvo das delações caso elas sejam mantidas em absoluto segredo?

Caso o texto seja aprovado, abre-se uma brecha perigosíssima e o STF terá o instrumento perfeito para anular várias delações premiadas firmadas no âmbito da operação Lava Jato. É consolidação da impunidade delitiva no Brasil. De quebra, a proposta ainda teria o condão de esvaziar as colaborações premiadas do tenente-coronel Mauro Cid, que resolveu delatar o ex-presidente Jair Bolsonaro e seu entorno justamente quando cumpria prisão preventiva determinada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes.

Lira colocou essa matéria em pauta de olho em sua sucessão na Câmara. Querendo emplacar a qualquer custo o amigo Elmar Nascimento (União-BA), Lira tem feito acenos aos dois lados. Afinal de contas, ele precisa dos votos vermelhos e dos votos patrióticos. E essa pauta, em específico, é colírio para os olhos tanto de petistas quanto de bolsonaristas. É mais fácil apagar a história que sofrer as consequências de determinados erros no percurso da vida.

E assim segue o Brasil. Em ‘on’, petistas e bolsonaristas proclamam seus extremos para a sua claque e vão as vias de fato; em ‘off’, caminham juntos para perenizar o círculo vicioso da corrupção brasileira. É a história sendo reescrita em um grande acordão, com o STF e com tudo.

Nunca essas palavras de Romero Jucá fizeram tanto sentido.

Brasil

Inauguração de Atacadista com promoção leva pânico ao Rio

23.06.2024 18:08 3 minutos de leitura
Visualizar

Eliana na Globo? Apresentadora recebe convite para o "Domingão"

Visualizar

Ataque na Nigéria tem 100 sequestrados

Visualizar

Justiça manda soltar suspeito de desvio do Solidariedade

Visualizar

CazéTV anuncia transmissão da Copa do Mundo de Futsal

Visualizar

Previsão do Tempo: Santa Catarina em alerta para temporais extremos

Visualizar

Tags relacionadas

ala bolsonarista Arthur Lira Partido dos Trabalhadores (PT)
< Notícia Anterior

Billie Eilish vive relacionamento conturbado no clipe de “Chihiro”

06.06.2024 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

VAR na Premier League: times decidem pela continuidade

06.06.2024 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Wilson Lima

Wilson Lima é jornalista formado pela Universidade Federal do Maranhão. Trabalhou em veículos como Agência Estado, Portal iG, Congresso em Foco, Gazeta do Povo e IstoÉ. Acompanha o poder em Brasília desde 2012, tendo participado das coberturas do julgamento do mensalão, da operação Lava Jato e do impeachment de Dilma Rousseff. Em 2019, revelou a compra de lagostas por ministros do STF.

Suas redes

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (4)

Tania Maria

2024-06-13 13:21:32

Excelente artigo, onde ressalvo o penúltimo parágrafo. Que venham mais desses! Lembro que, se o miNto é tão limpo e inocente como proclamam os bozonaristas, então por que estes estão apoiando isso? E ainda, sabendo que os acordos de cooperação são úteis para o país, que tipo de patriotismo é esse, que tira um bom instrumento anti-crime do país?


Paulo Pires

2024-06-07 11:01:34

BLINDAGEM ACIMA DE TUDO, BOLSOPETISMO EM CIMA DE TODOS


FRANCISCO JUNIOR

2024-06-06 22:10:23

PTistas e Bolsonaristas juntinhos, que lindo! Só que não é para o bem do Brasil.


AEC

2024-06-06 17:31:22

Parabéns, Wilson Lima!


Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Quem acredita no Lula evangélico?

Quem acredita no Lula evangélico?

Rodolfo Borges
23.06.2024 12:17 5 minutos de leitura
Visualizar notícia
Lula enjoa

Lula enjoa

Carlos Graieb
21.06.2024 18:14 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
A visão aquém do alcance de Gleisi

A visão aquém do alcance de Gleisi

Rodrigo Oliveira
21.06.2024 16:40 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Ato 2 do ilusionismo matemágico terá pente-fino nos gastos

Ato 2 do ilusionismo matemágico terá pente-fino nos gastos

Rodrigo Oliveira
21.06.2024 08:58 2 minutos de leitura
Visualizar notícia

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.