STF vai julgar criação de TRFs
Luiz Fux liberou para ser julgada no STF uma ação que trata da criação de quatro novos TRFs no país, em Minas Gerais, Amazonas, Paraná e Bahia, informa o G1...
Luiz Fux liberou para ser julgada no STF uma ação que trata da criação de quatro novos TRFs no país, em Minas Gerais, Amazonas, Paraná e Bahia, informa o G1.
Cabe, agora, a Cármen Lúcia marcar a data do julgamento.
Atualmente, o Brasil tem cinco tribunais regionais federais –sediados em Brasília, São Paulo, Rio, Pernambuco e Rio Grande do Sul–, que representam a segunda instância da Justiça Federal.
Em 2013, o Congresso promulgou emenda constitucional que criava os outros quatro TRFs. A Anpaf (Associação Nacional dos Procuradores Federais), porém, entrou com ação contra a emenda, e o então presidente do STF, Joaquim Barbosa, concedeu liminar suspendendo a criação dos tribunais.
Associações de magistrados defendem o aumento da estrutura do Judiciário com a criação dos TRFs. Estudo do Ipea, no entanto, aponta que, além de ter custo elevado, eles dificilmente resolveriam a morosidade da Justiça.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)