Alexandre Soares Silva na Crusoé: A beleza de desacatar
As pessoas falam como se o Brasil fosse um país irreverente. “O país da avacalhação” dá 304 resultados no Google. “Brasileiro não leva nada a....
As pessoas falam como se o Brasil fosse um país irreverente. “O país da avacalhação” dá 304 resultados no Google. “Brasileiro não leva nada a sério” dá 478.
Espera — só isso? Não soou tão impressionante quanto eu queria. Mas tenho a impressão de ter me deparado com frases desse tipo a vida inteira, e de ter visto essa ideia expressa em centenas de esquetes de humor, editoriais de jornais, tiras de quadrinhos, comentários de internet, conversas particulares e monólogos intermináveis de motoristas de aplicativo.
“O brasileiro não respeita nada”, “Você sabe como brasileiro é, não respeita nem a mãe”, “O pessoal zoa mesmo”, “O pessoal não perdoa”, etc.
Você já deve ter ouvido isso. É a imagem que temos de nós mesmos. Mas é tudo engano, óbvio, e na verdade o Brasil é um dos países mais reverentes do mundo. Produzimos mais reverência que soja. O brasileiro não zoa nada.
O brasileiro que ri agora dos rituais da monarquia não ria quando a monarquia existia de fato, não ria quando recebia um título nobiliárquico, não ria quando era convidado para tomar chá com o Imperador. Mas depois que as cerimônias monárquicas deixaram de existir por aqui, passaram a ser ridículas, obviamente — porque uma característica do brasileiro médio é que ele é incapaz de apreciar uma solenidade que não tenha o potencial de o beneficiar um dia.
Agora falam com solenidade sobre a “liturgia do cargo”. Liturgia do cargo? Mas olhe o cargo! O sujeito não é um rei tribal nas ilhas Samoa no século dezoito, descendente direto da deusa dos vulcões ou algo assim. É um reles juiz, ou algo que está ainda mais baixo na escala de coisas pífias, um presidente da República.
Suponho que o problema começa na…
Leia mais: Assine a Crusoé, a publicação que fiscaliza TODOS os poderes da República.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)