Urgente: deputado protocola pedido de CPI na Câmara sobre institutos de pesquisas eleitorais
O deputado Carlos Jordy (PL-RJ) acaba de protocolar o pedido de instalação da CPI para investigar os institutos de pesquisas eleitorais na Câmara. O documento é subscrito por 179 parlamentares - oito a mais que o mínimo necessário...
O deputado Carlos Jordy (PL-RJ) acaba de protocolar o pedido de instalação da CPI para investigar os institutos de pesquisas eleitorais na Câmara. O documento é subscrito por 179 parlamentares – oito a mais que o mínimo necessário.
O objetivo da comissão, conforme o projeto, será de investigar o “uso político” de institutos de pesquisa eleitoral para “influenciar o resultado das eleições em favor de determinados candidatos, partidos ou espectro político”.
Agora caberá ao presidente, deputado Arthur Lira (PP-AL), fazer a leitura do documento em plenário para autorizar a CPI.
Como mostramos ontem em primeira mão, a investigação tem apoio tanto do presidente da República, Jair Bolsonaro, quanto do presidente da Câmara.
Na lista dos deputados que apoiam a investigação estão principalmente integrantes da base do governo na Câmara, como o líder do PL na Casa, Altineu Cortês (RJ); o líder do PP na Casa, André Fufuca (MA), e Celina Leão, que tem coordenado a ala feminina da campanha à reeleição de Jair Bolsonaro.
Ao contrário da investigação do Senado, que também conta com o número mínimo de assinaturas, a expectativa é que a da Câmara tenha seguimento já que o próprio Lira já sinalizou à base do governo que pretende ler o requerimento de Jordy tão logo termine o segundo turno.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)