Rodrigo Maia vai questionar STF sobre cassações de deputados
Rodrigo Maia disse hoje que deve entrar com ADPF (arguição de descumprimento de preceito fundamental) para que o STF decida pela constitucionalidade do regimento da Câmara nos casos de cassação de mandato...
Rodrigo Maia disse hoje que deve entrar com ADPF (arguição de descumprimento de preceito fundamental) para que o STF decida pela constitucionalidade do regimento da Câmara nos casos de cassação de mandato, informa O Globo.
O presidente da Câmara deu as declarações depois da detenção de João Rodrigues, o terceiro deputado federal preso no exercício do mandato (antes dele, Celso Jacob e Paulo Maluf foram para a cadeia).
Edson Fachin já determinou que a Mesa da Câmara casse o mandato de Maluf. A Casa, porém, quer que a decisão seja do plenário, e não da Mesa.
“Há uma decisão judicial de que a Mesa decide. E há um questionamento da assessoria jurídica da Câmara de que esse procedimento seria pelo plenário”, explicou Maia.
O presidente da Câmara acrescentou que cumprir decisão judicial é obrigação do cargo, mas quer “contestar a questão de forma geral” –daí a ideia de entrar com a ADPF.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)