Amazônia concentra 8 dos 10 municípios com maior emissão de gases de efeito estufa no país
O Observatório do Clima, rede de entidades civis centrada em discutir mudanças climáticas, aponta que 8 das 10 cidades brasileiras que mais contribuem para o efeito estufa estão na Amazônia...
O Observatório do Clima, rede de entidades civis centrada em discutir mudanças climáticas, apontou nesta segunda-feira (13) que 8 das 10 cidades brasileiras que mais contribuem para o efeito estufa estão na Amazônia. Publicados pela iniciativa do observatório para monitoramento de gases de efeito estufa Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG), os dados se referem ao período de 2000 a 2019.
Altamira (PA) lidera o ranking, com 35,2 milhões de toneladas de gás carbônico emitidas. A cidade paraense, que é a maior do Brasil em extensão territorial embora conte com menos de 120 mil habitantes, emite mais CO2 do que países como a Suécia e a Noruega. São Félix do Xingu (PA), Porto Velho (RO), Lábrea (AM), Pacajá (PA), Novo Progresso (PA), Colniza (MT) e Apuí (AM) completam a lista. São Paulo e Rio de Janeiro são as únicas cidades fora da Amazônia no pódio.
O desmatamento é a principal causa das emissões de gases do efeito estufa na Amazônia. Em Altamira, por exemplo, o desmatamento estava ligado a 95% de todas as emissões de CO2.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)