Quase 1/3 dos desempregados no Brasil buscam vaga há mais de 2 anos
O total de brasileiros desempregados (foto) que buscam trabalho há pelo menos dois anos bateu recorde no quarto trimestre de 2021, segundo os dados da Pnad Contínua, pesquisa feita pelo IBGE e divulgada nesta semana...
O total de brasileiros desempregados (foto) que buscam trabalho há pelo menos dois anos bateu recorde no quarto trimestre de 2021, segundo os dados da Pnad Contínua, pesquisa feita pelo IBGE e divulgada nesta semana.
Ao todo, 30,3% do total de desocupados no país estavam à procura de vagas por no mínimo 24 meses. Esse percentual representa 3,6 milhões de pessoas, em um universo de 12 milhões de desempregados, que tentavam entrar no mercado de trabalho havia dois anos ou mais, sem sucesso.
É a primeira vez que essa porcentagem do chamado “desemprego de longo prazo” rompe a barreira dos 30% na série histórica da Pnad, que teve início em 2012.
Especialistas ouvidos pela Folha afirmam que a pandemia da Covid, a partir do final do primeiro trimestre de 2020, dificultou ainda mais a busca por vagas de quem já estava sem trabalhar antes da crise.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)