A guerra global por alimentos A guerra global por alimentos
O Antagonista

A guerra global por alimentos

avatar
Claudio Dantas
4 minutos de leitura 08.03.2022 17:59 comentários
Economia

A guerra global por alimentos

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, partirá no sábado para Ottawa, no Canadá, onde se reunirá com exportadores de fertilizantes. O objetivo é buscar alternativas às importações do insumo da Rússia e de Belarus, suspensas por causa da guerra na Ucrânia. A missão é quase impossível. O motivo?...

avatar
Claudio Dantas
4 minutos de leitura 08.03.2022 17:59 comentários 0
A guerra global por alimentos
Divulgação: Embrapa

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, partirá no sábado para Ottawa, no Canadá, onde se reunirá com exportadores de fertilizantes. O objetivo é buscar alternativas às importações do insumo da Rússia e de Belarus, suspensas por causa da guerra na Ucrânia. A missão é quase impossível. O motivo?

A interrupção do fornecimento de fertilizantes, assim como ocorre com petróleo e gás, tem impacto global. Na prática, podemos estar diante de uma nova corrida por insumos escassos, como ocorreu durante a pandemia de Covid com respiradores, vacinas e equipamentos hospitalares.

À BBC, Svein Tore Holsether, da trader Yara International, previu um cenário catastrófico. Segundo ele, metade da população mundial obtém alimentos que usam fertilizantes. Sem o insumo, o rendimento de algumas culturas cairá 50%. “Para mim, não se trata de estarmos caminhando para uma crise alimentar global, mas de quão grande será a crise.”

A Rússia é o segundo país produtor de fertilizantes nitrogenados, com 10% do mercado internacional, e derivados de potássio, com 19%. Ocupa também a quarta posição em relação aos fosfatados, com 7% do marketing share.

O Brasil, por sua vez, importa 26 milhões de toneladas (85%) dos fertilizantes que consome na agricultura, 23% da Rússia e 3% de Belarus.

Dias atrás, Tereza Cristina garantiu que há estoques até outubro, mas a Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA) soltou um comunicado falando que o deadline será em apenas três meses. 

O presidente da Frente Parlamentar Agropecuária, deputado Sergio Souza, me disse que os fertilizantes para próxima safra já estão contratados, mas dependem do transporte. Ou seja, ainda é impossível precisar quando e quanto faltará. Para monitorar o problema, a FPA quer criar uma comissão externa sobre o impacto da guerra na Ucrânia na agricultura brasileira.

Fato é que, assim como a Covid impactou um sistema de saúde precário, a crise dos fertilizantes já existia e termina agravada com a guerra.

Nos últimos anos, devido ao alto custo da exploração e a uma mudança em seu plano de negócios, a Petrobras fechou três plantas industriais de fertilizantes e abandonou uma quarta. “Estava mais barato importar”, explica Sergio Souza. Agora, porém, os ventos mudaram (o preço do insumo subiu até 200%). Mas o parlamentar defende, visando o logo prazo, que sejam implementadas mudanças legislativas que reduzam a burocracia e o custo do frete.

O ministro Paulo Guedes, por sua vez, quer acelerar algumas medidas, devido à urgência da crise. Dias atrás, ele propôs a Jair Bolsonaro a edição de um decreto para reduzir o valor das alíquotas de uma contribuição que incide sobre o frete cobrado pelas empresas de navegação que operam nos portos do Brasil, o Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante (AFRMM).

Segundo a minuta do texto, os percentuais do AFRMM nas navegações de longo curso (realizada entre portos brasileiros e estrangeiros) cairiam de 25% para 16,5%, na cabotagem de 10% para 6,6% e nas navegações fluviais e lacustres (quando do transporte de granéis líquidos nas regiões Norte e Nordeste) de 40% para 26,5%.

Também pesquisadores e técnicos da Embrapa começarão a visitar cerca de 30 polos produtivos de nove macrorregiões agrícolas do Brasil, com o objetivo de aumentar a eficiência de uso dos fertilizantes e insumos no campo. A meta é economizar 20% no uso dos fertilizantes no Brasil já na safra 2022/23. 

O dilema europeu com a dependência do gás russo nos ensina que dar às costas a questões estratégicas, como segurança energética e segurança alimentar, pode ser fatal para uma nação. O aumento da dependência externa de fertilizantes é consequência natural e óbvia da expansão da própria produção agrícola brasileira.

Acordem, senhores!

Brasil

O 'feriadão' da Câmara dos Deputados

29.04.2024 15:08 3 minutos de leitura
Visualizar

Afastado, John Kennedy não comparece a treino no Fluminense

Visualizar

Fábio se pronuncia sobre baixa intensidade no Fluminense

Visualizar

Crusoé: Lula e os seus encrencados amigos socialistas europeus

Visualizar

Crusoé: Bolsonaro testará em MG seu mais competitivo candidato

Visualizar

Onde assistir São Paulo x Palmeiras: confira detalhes da partida

Visualizar

Tags relacionadas

alimentos campos de trigo fertilizantes guerra na Ucrânia plantação
< Notícia Anterior

Deputadas e senadoras criticam oportunismo de Bolsonaro sobre distribuição de absorventes

08.03.2022 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Starbucks também suspende atividades na Rússia

08.03.2022 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Claudio Dantas

Claudio Dantas é diretor-geral de Jornalismo de O Antagonista. Com mais de duas décadas cobrindo o poder, já atuou nas redações de EFE, Correio Braziliense, Folha de S. Paulo e IstoÉ. Ganhou os prêmios Esso, Embratel e Direitos Humanos. Está entre os jornalistas mais influentes do Twitter e venceu três vezes o iBest de melhor veículo de política.

Suas redes

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Já repetiu seu problema para o atendente? Eles resolvem isso

Já repetiu seu problema para o atendente? Eles resolvem isso

Rodrigo Oliveira
29.04.2024 14:14 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Tarcísio leva Bolsonaro para ‘reabertura’ da Agrishow

Tarcísio leva Bolsonaro para ‘reabertura’ da Agrishow

Rodrigo Oliveira
29.04.2024 12:57 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Abono Salarial 2024: saiba quem tem direito ao benefício

Abono Salarial 2024: saiba quem tem direito ao benefício

29.04.2024 12:00 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Reforma tributária: cashback de impostos é solução ou problema, confira

Reforma tributária: cashback de impostos é solução ou problema, confira

29.04.2024 11:30 3 minutos de leitura
Visualizar notícia

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.