Apoio do PSB a Lula não vai depender de federação partidária
Interlocutores do presidente do PSB, Carlos Siqueira, admitem que um eventual apoio do partido à candidatura majoritária de Lula (foto) nas eleições deste ano independe da formação de uma federação de partidos...
Interlocutores do presidente do PSB, Carlos Siqueira, admitem que um eventual apoio do partido à candidatura majoritária de Lula (foto) nas eleições deste ano independe da formação de uma federação de partidos.
A possibilidade de união de partidos foi aprovada no ano passado pelo Congresso, como forma de dar sobrevida às siglas menores. Nas federações, os partidos têm estatuto comum e são obrigados a votar sob a mesma orientação na Câmara e no Senado, por quatro anos. Em contrapartida, contabilizam de forma conjunta o número de votos para as eleições de deputado federal e estadual.
PSB, PT, PV, PSOL e PCdoB articulam a formatação de uma federação de esquerda. Apesar disso, o consórcio de partidos tem esbarrado em detalhes como a metodologia de escolha de candidatos em 2022 e em 2024 e no peso de decisão de cada agremiação no consórcio partidário.
Interlocutores dos presidentes destes partidos já admitem que a federação de esquerda pode não ser formalizada pela falta de tempo hábil, já que elas deveriam estar formalizadas até o final de março.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)