Crusoé: cientistas e economistas já projetam o pós-pandemia
Em reportagem na Crusoé que foi ao ar nesta sexta (4), Duda Teixeira ouve especialistas sobre o que mudará no mundo depois da pandemia da Covid —por exemplo, aumento na religiosidade e queda na confiança social...
Em reportagem na Crusoé que foi ao ar nesta sexta (4), Duda Teixeira ouve especialistas sobre o que mudará no mundo depois da pandemia da Covid —por exemplo, aumento na religiosidade e queda na confiança social.
“Em janeiro, uma pesquisa da Pew Research revelou que quase um terço dos americanos acreditam que a pandemia reforçou sua fé. Mas a religião pode ter ainda um outro papel, que é o de ajudar a reorganizar a sociedade após uma fase de elevada mortandade. ‘Em vários países, muitas pessoas não poderão contar mais com seus pais ou avós, pois vários idosos estão sucumbindo à pandemia’ (…), diz o cientista político Gary Richardson, professor de história da economia na Universidade da Califórnia, em Irvine. Segundo Richardson, as religiões deverão reunir muitas pessoas que tiveram laços familiares rompidos.”
“Nos países em que a pandemia faz vítimas em demasia e governantes se mostram incapazes de contê-la, ocorre uma queda naquilo que os cientistas chamam de confiança social. Desiludidos, os cidadãos deixam de depositar suas esperanças no sistema. ‘Nas pandemias, as pessoas deixam de acreditar nas instituições políticas, as quais são cruciais para o bom funcionamento da democracia. Isso pode levar a um aumento na polarização e no surgimento de conflitos políticos’, diz o economista Marco Le Moglie, pesquisador da Universidade Bocconi, em Milão.”
LEIA AQUI a íntegra da reportagem; assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)