“O Brasil tornou-se um pária”
Roberto Abdenur, que foi embaixador na China e nos Estados Unidos, disse à Crusoé acreditar que o Brasil ficará isolado após a saída de Donald Trump do governo americano. “Se os países recuperarem o multilateralismo, isso será algo...
Roberto Abdenur, que foi embaixador na China e nos Estados Unidos, disse à Crusoé acreditar que o Brasil ficará isolado após a saída de Donald Trump do governo americano.
“Se os países recuperarem o multilateralismo, isso será algo muito positivo para todos. Para o Brasil, seria uma ótima oportunidade para a nossa diplomacia, que desde a criação da ONU tem buscado isso. Mas não acho que isso aconteceria agora. Se o G3 (Estados Unidos, União Europeia e China) se consolidar isso acabará destacando ainda mais o nosso isolamento”, afirmou.
“Ultimamente, o Brasil tornou-se um pária. Nossa política exterior, de tão ideológica, perdeu a sintonia com outros países. Nosso chanceler, Ernesto Araújo, tem atacado coisas que ele chama de ‘climatismo’ ou ‘globalismo’. O Itamaraty também adotou uma política de submissão e servidão em relação a Donald Trump. Com a saída do republicano da Casa Branca, o país acabará se separando do mundo.”
Leia aqui a entrevista completa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)