Estado paralelo dos cartéis do tráfico continua forte no México
Em reportagem na nova Crusoé, Duda Teixeira conta como o Cartel Jalisco Nova Geração, a organização criminosa mais poderosa do México, exibe abertamente seu poderio militar e desafia as autoridades oficiais do país...
Em reportagem na nova Crusoé, Duda Teixeira conta como o Cartel Jalisco Nova Geração, a organização criminosa mais poderosa do México, exibe abertamente seu poderio militar e desafia as autoridades oficiais do país.
“O sucesso do CJNG se deve às particularidades do grupo. Apesar de estar envolvido em vários tipos de crimes, como roubo de gasolina e extorsão de produtores de abacate, sua principal fonte de renda são as drogas sintéticas, como a metanfetamina e o fentanil, substância responsável pela crise de opioides nos Estados Unidos. Por serem artificiais, essas drogas não dependem de negociações duras com colombianos ou bolivianos.”
“Na comparação com a cocaína e a maconha, as drogas sintéticas têm uma margem de lucro muito maior. Isso permitiu ao CJNG construir um poderio militar incomparável. Enquanto outros cartéis compram armas nos Estados Unidos, o CJNG já teve uma fábrica própria de fuzis AR-15 em Guadalajara.”
Clique AQUI para ler a íntegra da reportagem.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)