A revista viu ajuda de Moro a uma das partes, mas se “esqueceu” de fazer o raciocínio inverso
Numa das mensagens atribuídas a Deltan Dallagnol, ele diz à procuradora Laura Tessler que "Laura no caso do Zwi Moro disse que tem um depósito em favor do Musa e se for por lapso que não foi incluído ele disse que vai receber amanhã e da tempo. Só é bom avisar ele". Resposta de Laura Tessler: "Ih, vou ver"...
Numa das mensagens atribuídas a Deltan Dallagnol, ele diz à procuradora Laura Tessler que “Laura no caso do Zwi Moro disse que tem um depósito em favor do Musa e se for por lapso que não foi incluído ele disse que vai receber amanhã e da tempo. Só é bom avisar ele”.
Resposta de Laura Tessler: “Ih, vou ver”.
Zwi Skornicki era representante de um estaleiro, o Keppel Fels, com contratos na Petrobras, e operador de propinas.
A Veja viu no diálogo entre os procuradores que Moro “ajudou claramente um dos lados do processo a fortalecer sua posição”.
Raciocínio que a revista se “esqueceu” de fazer: Moro não estaria, então, ajudando o lado do acusado se fingisse não saber da existência do depósito? Isso não configuraria uma “pegadinha” a favor do acusado? Como, no Brasil, o juiz de primeira instância que instrui um processo criminal é o que também julga, Moro sabia obviamente sobre a existência do documento — e lembrar a existência dele pode, sim, ser visto apenas como uma atuação compatível com o seu papel de instruir o processo dentro dos termos da legislação.
Lembre-se de que Moro também deu dica ao advogado de Lula, no processo do triplex, quando disse durante uma audiência que ele não poderia contraditar um acusado, apenas testemunhas. E afirmou que se o advogado de Lula não fosse tão “beligerante”, eles poderiam ter estabelecido uma relação como a que ocorre na maioria esmagadora dos processos criminais, entre o representante da parte do acusado e o juiz de instrução, sem que isso infrinja a lei. É prática comum um juiz e um advogado conversarem sem a presença de um integrante do MP.
Por último, mas não menos importante, Moro absolveu Zwi quanto ao tal depósito.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)