A próxima medida cara de pau do governo Lula
Governo deve anunciar ainda hoje uma medida provisória para atenuar a alta na gasolina
Depois de acabar com a taxa das blusinhas que ele mesmo criou, o governo Lula irá anunciar nesta quarta-feira, 13, uma medida provisória (MP) para atenuar a alta na gasolina.
O anúncio ocorrerá um dia após a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, sinalizar que fará o aumento.
“Vai acontecer já já um aumento de preço da gasolina”, disse.
Segundo O Globo, o governo prepara uma subvenção, ou seja, pagamento em dinheiro, para reduzir o preço da gasolina, semelhante ao que fez com o óleo diesel.
Diante da alta internacional do petróleo e da defasagem crescente entre os preços internos e externos, segurar o reajuste da gasolina passou a ser financeiramente e politicamente inviável para a estatal.
Diesel
O presidente Lula zerou, em 12 de março, as alíquotas de PIS e Cofins sobre o óleo diesel no país.
Adotada em pleno ano eleitoral, medida foi justificada pela escalada no preço do petróleo em meio à guerra no Irã.
“[As medidas são] para que a gente garanta que essa guerra não chegue ao bolso do motorista, ao bolso do caminhoneiro e, sobretudo, não chegando ao bolso do caminhoneiro não vai chegar ao prato de feijão, à salada do alface, da cebola e à comida que o povo mais come”, afirmou o petista em evento no Palácio do Planalto, em Brasília.
Um dia depois, a Petrobras anunciou que iria elevar o preço do diesel A para as distribuidoras em 0,38 real por litro.
Considerando a mistura obrigatória de 85% de diesel A e 15% de biodiesel, o ajuste foi equivalente a 0,32 real por litro sobre o diesel B comercializado nos postos, segundo a estatal.
O preço médio do diesel A passou a ser 3,65 reais por litro.
Já a participação da Petrobras no preço do diesel B é, em média, de 3,10 reais.
Em comunicado, a Petrobras afirmou que o impacto do reajuste anunciado para o consumidor final é “mitigado”, já que o governo federal “zerou as alíquotas de PIS/Cofins incidentes sobre a comercialização de diesel”.
Leia também: Fim da taxa das blusinhas: Lula acha que o eleitor é otário
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)