Demitido, Macedo tenta sair por cima da troca por Boulos
Filiado ao PT, ex-ministro disse que deixa o cargo para disputar as eleições de 2026
Demitido da Secretaria-Geral da Presidência da República, o agora ex-ministro Márcio Macedo (foto) tentou sair por cima na troca ministerial anunciada na segunda-feira, 20, pelo presidente Lula (PT).
Filiado ao PT, ele disse que deixa o cargo para disputar as eleições de 2026.
Macedo foi deputado por dois mandatos por Sergipe.
“Em conversa com o presidente Lula, ficou definido que deixarei o cargo de ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República para disputar as eleições de 2026. Saio com o sentimento de dever cumprido e com a certeza de que entregamos tudo o que prometemos durante a campanha.
Sou profundamente grato ao presidente Lula, com quem tenho caminhado lado a lado desde 2015, na tesouraria do PT, nas caravanas ‘Lula pelo Brasil’, na luta pela liberdade do presidente, na coordenação da campanha vitoriosa de 2022, na transição de governo e, nos últimos dois anos e nove meses, como ministro.
Seguiremos juntos, com o mesmo compromisso e vontade de trabalhar pelo povo brasileiro!”, escreveu o petista no X.
Ele também gravou um vídeo para seus apoiadores.
Para o lugar de Márcio Macedo na Secretaria-Geral da Presidência da República, Lula escolheu o deputado Guilherme Boulos, do PSOL.
Lula tenta atrair movimentos sociais
Com Boulos, Lula busca fortalecer o campo progressista para a corrida eleitoral de 2026 e reanimar a base social do governo, com foco na juventude.
Macedo, por sua vez, estava na mira do chefe do Executivo desde 2024, quando o presidente reclamou publicamente do ato “mal convocado” de 1º de Maio daquele ano.
“O [Macedo] é responsável pelo movimento social brasileiro. Não pensem que vai ficar assim. Ontem [terça-feira, 30], eu disse para o Márcio que o ato está mal convocado. Não fizemos o esforço necessário para levar a quantidade de gente que era preciso levar”, disse o presidente.
Essa não foi a primeira cobrança de Lula sobre a atuação do ministro Márcio Macedo. Em dezembro de 2023, no Natal dos Catadores em São Paulo, o presidente pediu “menos discurso e mais entrega” a Macedo.
Leia também: Márcio Macedo troca secretária após caso das passagens para Carnaval
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)