“Não há no Brasil ‘ditadura da toga’”, diz Gilmar
Decano do STF publica mensagem em dia de manifestações de apoiadores de Jair Bolsonaro contra o tribunal por todo o país
Gilmar Mendes (foto) publicou um texto em seu perfil no X neste domingo, 7 de Setembro, para rebater as manifestações de apoiadores de Jair Bolsonaro contra o Supremo Tribunal Federal (STF).
“No Dia da Independência, é oportuno reiterar que a verdadeira liberdade não nasce de ataques às instituições, mas do seu fortalecimento. Não há no Brasil ‘ditadura da toga’, tampouco ministros agindo como tiranos. O STF tem cumprido seu papel de guardião da Constituição e do Estado de Direito, impedindo retrocessos e preservando as garantias fundamentais”, disse o decano do STF.
“Se quisermos falar sobre os perigos do autoritarismo, basta recordar o passado recente de nosso país: milhares de mortos em uma pandemia, vacinas deliberadamente negligenciadas por autoridades, ameaças ao sistema eleitoral e à separação de Poderes, acampamentos diante de quartéis pedindo intervenção militar, tentativa de golpe de Estado com violência e destruição do patrimônio público, além de planos de assassinato contra autoridades da República”, seguiu, aludindo ao governo Bolsonaro e à trama golpista, pela qual o ex-presidente é julgado.
“O que o Brasil realmente não aguenta mais são as sucessivas tentativas de golpe que, ao longo de sua história, ameaçaram a democracia e a liberdade do povo. É fundamental que se reafirme: crimes contra o Estado Democrático de Direito são insuscetíveis de perdão! Cabe às instituições puni-los com rigor e garantir que jamais se repitam”, finalizou Gilmar.
“Tirania”
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi um dos destaques da manifestação na capital paulista. Cotado para substituir Bolsonaro como candidato presidencial, Tarcísio discursou na avenida Paulista para dizer que “ninguém aguenta mais a tirania de um ministro como [Alexandre de] Moraes”.
A manifestação na Paulista reuniu 42,2 mil pessoas, segundo o Monitor do Debate Político, do Cebrap, USP, em parceria com a ONG More in Common.
O público cresceu 12% em comparação ao último protesto bolsonarista na cidade, realizado em agosto, que reuniu 37,6 mil pessoas. O ato deste domingo foi o quarto maior dos oito promovidos na Paulista por apoiadores do ex-presidente desde 2022, segundo o grupo.
Leia mais: Bolsonaro pediu a Eduardo: “Esqueça qualquer crítica ao Gilmar”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
MARCEL SILVIO HIRSCH
08.09.2025 09:09“Não há no Brasil ‘ditadura da toga’”, diz Gilmar. Este indivíduo deveria participar de apresentações de standup. Piada muito boa!.
Claudemir Silvestre
07.09.2025 22:07Sentiram o golpe !!!
Ariadne
07.09.2025 20:11Brasileiro pode votar em candidatos sem partido????????????????????