Governo de SP destina R$ 409,5 milhões à saúde do Grande ABC
Pacote de investimentos abrange os sete municípios da região, visando modernização e expansão da oferta de serviços; novas infraestruturas também foram inauguradas
O governador Tarcísio de Freitas anunciou nesta sexta-feira, 29, um aporte de mais de R$ 409,5 milhões destinado ao setor de saúde dos sete municípios do Grande ABC Paulista. O objetivo é fortalecer as redes locais, atualizar os serviços e expandir a capacidade de atendimento à população.
O montante prevê repasses às cidades, investimentos por meio da Tabela SUS Paulista em unidades hospitalares e aportes em infraestrutura sanitária. Com o investimento, o governo pretende melhorar a qualidade da assistência e oferecer maior previsibilidade no financiamento regional.
Recursos para o sistema de saúde regional
Do total destinado à saúde, R$ 150 milhões serão enviados diretamente aos municípios via transferência “fundo a fundo”. Outros R$ 253,35 milhões correspondem aos repasses anuais da Tabela SUS Paulista, abrangendo 12 hospitais na região. Esta ação complementa os valores recebidos do Ministério da Saúde por procedimentos hospitalares. As unidades de saúde poderão obter até cinco vezes mais pelo serviço prestado pelo SUS em comparação à tabela federal.
Tarcísio falou sobre o modelo de financiamento da saúde: “É uma grande notícia para o ABC e o mais importante disso tudo é como vamos financiar a saúde a partir de agora. Tínhamos uma questão de incentivo negativo. Estamos ampliando a capacidade das Santas Casas, dos hospitais universitários e de nossa filantropia, por meio da Tabela SUS Paulista. Também lidamos com a questão dos hospitais municipais, que muitas vezes têm caráter regional, tornando seu custeio insuportável. Faltava previsibilidade e agora cada hospital saberá quanto vai receber todos os anos”.
O programa IGM SUS Paulista, da Secretaria de Estado da Saúde, também beneficia o Grande ABC, com mais de R$ 60,2 milhões já recebidos pelas cidades. Esse incentivo aumenta os repasses estaduais e os vincula a indicadores estratégicos, como cobertura vacinal, redução da mortalidade infantil e controle de doenças crônicas. O valor per capita destinado aos municípios foi elevado de R$ 4 para uma faixa entre R$ 15 e R$ 40.
No Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, foram investidos R$ 5,7 milhões para equipamentos e modernização de leitos. Um novo tomógrafo de R$ 2 milhões, com tecnologia de inteligência artificial, foi adquirido para otimizar exames em neurologia, cardiologia e oncologia. Adicionalmente, R$ 3,5 milhões foram aplicados em reformas de quartos e substituição de camas hospitalares, incluindo UTIs e clínicas. O reforço tecnológico adicionou R$ 292 mil para troca de monitores e aquisição de mesas cirúrgicas. O hospital conta com 313 leitos e 13 salas cirúrgicas, realizando mais de 10 mil consultas e 800 cirurgias mensalmente.
Investimentos em infraestrutura e desenvolvimento urbano
Durante a agenda, o governador também liberou convênios que somam R$ 107,7 milhões para as sete cidades da região. Os recursos são destinados a diversas melhorias urbanas, como pavimentação, recape de vias, implantação de parques lineares, reforma de áreas de lazer, construção de escolas e ginásios esportivos.
Recursos adicionais de R$ 56,6 milhões foram anunciados via emendas parlamentares, abrangendo saúde e outras áreas. Entre 2023 e 2025, a região já havia recebido R$ 268,1 milhões por meio de transferências por emendas impositivas e voluntárias.
Ainda na sexta-feira, o governo de São Paulo, através do Fundo Social, inaugurou a primeira Praça da Cidadania de São Bernardo do Campo. O espaço, no Jardim Planalto, oferece áreas para esporte, lazer e convivência, além de uma Escola de Qualificação Profissional com cursos gratuitos. O projeto recebeu mais de R$ 20 milhões em investimentos, viabilizados pelo Fundo Social de São Paulo em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)