Lula defende cassação de deputados e oposição reage: “Perfil autoritário”
Petista falou que congressistas que ocuparam as Mesas Diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado deveriam perder os mandatos
O presidente Lula (PT) afirmou nesta sexta-feira, 8, que os congressistas que ocuparam as Mesas Diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado nesta semana deveriam perder os mandatos. O líder da oposição na Casa Baixa, Luciano Zucco (PL-RS), criticou a fala, em nota.
“Quem deveria ter o impeachment são esses deputados e senadores que ficam tentando fazer greve para não permitir que funcione a Câmara e o Senado. Verdadeiros traidores da pátria”, declarou Lula, durante discurso num evento de anúncio de investimentos do governo federal, em Rio Branco, no Acre.
Segundo a oposição na Câmara, a declaração do petista é “mais uma prova cabal de seu perfil autoritário, truculento e incompatível com a democracia“. “Lula, que já não esconde seu projeto de poder hegemônico, pretende criminalizar um ato político legítimo, realizado em um momento gravíssimo da vida nacional, em reação direta à denúncia da Lava Toga”.
Ainda de acordo a nota, a ocupação é “um instrumento de resistência democrática, usado inúmeras vezes pela própria esquerda“. “O PT, o PSOL e outros partidos aliados já ocuparam as Mesas Diretoras da Câmara e do Senado em diversas ocasiões – no impeachment de Dilma Rousseff, para protestar contra a prisão de Lula, contra a Reforma da Previdência e contra a Reforma Trabalhista”.
As ocupações nesta semana foram feitas em protesto contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a atuação do ministro Alexandre de Moraes, do STF, e para pressionar as Casas a avançarem com o projeto de lei da anistia, o impeachment do ministro e a PEC do fim do foro privilegiado para parlamentares. As Mesas foram desocupadas após acordos.
São eles Marcos Pollon (PL-MS), Paulo Bilynskyj (PL-SP) e Zé Trovão (PL-SC). Motta ainda avalia aplicar pena de advertência a outros deputados que também participaram da mobilização.
Partidos da base do governo Lula – PT, PSB e PSOL – protocolaram na quinta-feira, 7, uma representação pedindo a suspensão, por seis meses, de cinco parlamentares da oposição.
Os alvos da representação são Júlia Zanatta (PL-SC), Paulo Bilynskyj (PL-SP), Marcos Pollon (PL-MS), Zé Trovão (PL-SC) e Marcel van Hattem (Novo-RS). Segundo aliados de Motta, a pena mais gravosa contra Bilynskyj, Pollon e Trovão se daria não somente pela ocupação em si, mas pelas provocações feitas por eles nas redes sociais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)