Oposição mantém ocupações e bolsonaristas tomam café da manhã em Mesa Diretora
Segundo o líder do PL na Câmara, os oposicionistas desejam uma reunião em que os presidentes das duas Casas estejam presentes
A oposição no Congresso segue ocupando as Mesas Diretoras da Câmara e do Senado, nesta quarta-feira, 6, para pressionar as Casas a avançarem com matérias que considera importantes, como o projeto de lei que concede anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. A ocupação teve início na terça-feira e vem impedindo a realização de sessões nos plenários.
Parlamentares oposicionistas estão se revezando nos espaços para que o ato siga ininterruptamente. Deputados e senadores ficaram nos respectivos plenários mesmo durante a madrugada.
Sessões solenes que seriam realizadas no plenário da Câmara na manhã desta quarta chegaram a ser canceladas. Outra que ocorreria no plenário do Senado, de abertura da II Cúpula Parlamentar de Mudança Climática e Transição Justa da América Latina e do Caribe, foi realizada em outro espaço.
Deputados federais bolsonaristas tomaram café da manhã na Mesa Diretora da Câmara, com pão de queijo, conforme vídeo publicado por Gustavo Gayer (PL-GO), um dos presentes.
“A batalha não para. Sete e meia da manhã, guerreiros amanhecendo aqui no plenário, e obviamente tem que vir um cafezinho da manhã. Coisa chique, isso aqui é cinco estrelas”, falou na gravação, em tom de brincadeira.
No vídeo, é possível ver também Carlos Jordy (PL-RJ), Rodolfo Nogueira (PL-MS), Alberto Fraga (PL-DF), o líder da oposição na Casa, Luciano Zucco (PL-RS), e outros deputados.
“Foi uma noite muito difícil, não foi fácil. Tá um frio enorme aqui, eu vim sem blusa agora, mas estamos fazendo isso pelo Brasil”, afirma Gayer.
O senador Magno Malta (PL-ES), por sua vez, publicou um vídeo mostrando a ocupação no plenário do Senado nesta manha. Estavam presentes ainda, ao menos, Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Eduardo Girão (Novo-CE).
“Fala pessoal, bom dia para todo mundo aí. Alguns estavam com a gente na nossa rádio que rolou aqui durante a madrugada, cantando um ‘louvorzão'”, diz Flávio na gravação.
“Excomungamos um monte de petista do Instagram”, pontua.
Oposição quer reunião com Motta e Alcolumbre
Na terça-feira, 5, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse que estava acompanhando a ocupação da Mesa Diretora. Além disso, afirmou que diante do movimento, determinou o encerramento da sessão deliberativa do período da tarde do plenário e que fará uma reunião com líderes para discutir a pauta da Câmara.
A reunião foi convocada para as 16h nesta quarta, na residência oficial do presidente. Ao se manifestar sobre as ocupações, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), também disse que terá um encontro com líderes “para que o bom senso prevaleça” e o Senado retome “a atividade legislativa regular, inclusive para que todas as correntes políticas possam se expressar legitimamente em sessões da Casa”.
Porém, segundo o líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), a oposição não participará de nenhuma reunião que tenha apenas um dos presidentes. Ela quer uma reunião com a presença dos dois.
“Vimos as notas que os presidentes emitiram de reunião de líderes no dia de amanhã. Só sentaremos para negociar e resolver esse impasse com os dois presidentes das Casas juntos. Por quê? Lamentavelmente passamos cinco meses do primeiro semestre falando de anistia, conversas foram feitas, diálogos, e toda hora parece que um colocava a culpa no outro, e não vimos a votação via plenário”, falou Sóstenes, em entrevista a jornalistas, na terça-feira.
“Então, agora, só vamos resolver esse impasse com uma reunião com os dois juntos, os líderes do Senado e da Câmara, e os dois presidentes juntos. Não vamos conversar individualmente. Inclusive, para essa reunião convocada de líderes de amanhã, nós da oposição não participaremos de forma isolada”.
O líder do PL afirmou que as ocupações seguirão por tempo indeterminado, até a oposição sentir que suas pautas foram contempladas.
“O que a gente quer é um diálogo franco, e não enrolação. Nós fomos extremamente respeitosos para com o presidente Hugo Motta”, falou Zucco, por sua vez.
“Esperávamos que fosse avançar essas pautas, mas até em função do descrédito que esta Casa está tendo junto à sociedade brasileira, após a aprovação, inclusive, do aumento do IOF, que a gente conseguiu uma votação histórica de 383 deputados e nada foi feito por este presidente, a gente tem que escutar da boca dele que ele vai escutar a oposição e pautar o que a gente acha necessário”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Otreblig50
06.08.2025 19:39Os caras são DE-BOCHA-DOS e APENAS, um cara CUIUDO tá segurando as rédeas. O melhor de tudo é que em SETEMBRO vai ter um bos_ta_ssauro na CADEIA !!! Dá-lhe XANDÃO !!!
Fabio B
06.08.2025 19:05O Senado e a Câmara, dentro de suas competências, poderiam dar andamento a todas essas ações práticas, e seria uma resposta fortíssima e efetiva contra o STF. Preferem o circo, porque é mais fácil e gera like instantãneo, mesmo não produzindo efeito prático algum, muito pelo contrário, beneficia o próprio STF e o Governo.
Fabio B
06.08.2025 18:59Esses inúteis fazem esse circo, porque trabalho não gera vídeo para rede social, ou possivelmente porque não tem capacidade mesmo além de se comportarem como chimpanzés. Boa parte, se não a totalidade, não tem capacidade alguma para agir de forma efetiva, mas mesmo se houvesse a intenção real de frear o STF, por que não estão colhendo assinaturas para o impeachment do Xandão, ou então para uma PEC do mandato limitado para ministros, ou para tirar o foro privilegiado da mão do STF ou o fim das decisões monocráticas e até mesmo uma CPI da Lava Toga??
Um_velho_na_janela
06.08.2025 14:21Nossos parlamentares com essas atitudes acabaram se identificando, não como representantes do povo brasileiro trabalhador, responsável e pacífico, mas como o que são, oportunistas, vigaristas e desclassificados lutando por bagunça que enfraqueça o governo e facilite a chantagem das emendas.
NIEMEYER FRANCO
06.08.2025 13:04Direita brasileira sendo o que sempre foi. Trabalham, se é que isso é trabalho, para o bem próprio. Libertem Bolsonaro, prendam Moraes, e nós vamos tomar café na padaria, estão informando. Penso que pode continuar como está, afinal, nunca fizeram nada mesmo.
Amaury G Feitosa
06.08.2025 12:42All CAPlumbre e Hugo MoRta oportunistas fina flor do fisiologismo tupi eleitos de forma absurda em acordo com a oposição e entregando o país à sanha de ditadores insanos ensejaram o início de guerra que pode ser fratricida e suja ... dificilmente teremos retorno as caravelas foram queimadas.
Um_velho_na_janela
06.08.2025 12:36Está no sangue, bolsonarista é golpista por natureza, não conseguiram tomar o Estado, avançaram sobre as Mesas Diretoras do Congresso. Amanha se o Cupim fechá-lo, ele vão reclamar com quem? Com o Trump?