“Ninguém pode concordar”, diz Ciro Nogueira sobre prisão domiciliar de Bolsonaro
Líder da minoria no Senado afirmou ainda que esta segunda-feira é um dia triste "para dezenas de milhões de brasileiros"
O líder da minoria no Senado, Ciro Nogueira (PP-PI), disse nesta segunda-feira, 4, que a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “é um fato jurídico com que ninguém pode concordar“. O parlamentar, que foi ministro-chefe da Casa Civil no governo Bolsonaro, se manifestou pelo X.
“Hoje é um dia triste para mim e, tenho certeza, para dezenas de milhões de brasileiros”, pontuou. Ele escreveu ainda que acredita que “a Justiça vai prevalecer no final”.
A prisão foi decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em sua decisão, o magistrado também proibiu o ex-presidente da República de receber visitas, salvo seus advogados ou com autorização da Corte.
Além disso, proibiu o político de usar aparelhos celulares. Pessoas eventualmente autorizadas a visitar o ex-presidente estão proibidas de tirar fotos ou fazer imagens de Bolsonaro.
Segundo a decisão, o político usou as redes sociais – e de seus aliados – para publicizar mensagens com o intuito de atacar o Supremo Tribunal Federal e apoiar atos de “intervenção estrangeira no Poder Judiciário brasileiro”. Na visão de Moraes, ao apoiar as manifestações do último domingo, 3, Bolsonaro teria descumprido medidas cautelares determinadas pelo magistrado.
“Não há dúvidas de que houve o descumprimento da medida cautelar imposta a Jair Messias Bolsonaro”, escreveu.
Para Alexandre de Moraes, Bolsonaro burlou medida cautelar ao atender ligações tanto de Flávio Bolsoanro quanto do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), realizadas durante as manifestações ocorridas no Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente.
Líder do PL também criticou a decisão
Segundo o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), a decretação da prisão domiciliar representa “vingança política”. Ele ainda acusou Moraes de ser um “tirano com toga”.
“DITADURA DECLARADA: BOLSONARO PRESO EM CASA POR ORDEM DE MORAES. O que mais falta acontecer? Tentaram matá-lo. Perseguiram sua família. Proibiram-no de falar. Agora o trancam dentro da própria casa, como um criminoso. Sem crime. Sem julgamento. Sem defesa. Isso não é justiça, é vingança política!”, escreveu Sóstenes no X.
“Hoje, a história registrou: acabou a democracia no Brasil. Não há mais instituições, há tiranos com toga. ELEIÇÃO SEM BOLSONARO É GOLPE! O POVO NÃO VAI SE CURVAR! IMPEACHMENT JÁ!”, acrescentou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)