Governo de SP mais próximo de entregar Linha 17-Ouro do Metrô
Com túnel para o aeroporto de Congonhas concluído, projeto atinge 83% de execução e prevê operação assistida já em março do próximo ano
O governo do estado de São Paulo realizou uma inspeção nas obras da futura Linha 17-Ouro do Metrô na Zona Sul da capital paulista. O projeto, que visa conectar o aeroporto de Congonhas a importantes linhas metropolitanas, apresenta um progresso substancial.
A evolução total do empreendimento alcançou 83,69% de conclusão, representando um avanço de mais de 22 pontos percentuais desde setembro de 2023. Se tudo ocorrer como previsto, a operação assistida da linha deve iniciar em março do próximo ano, e a operação comercial no segundo semestre de 2026.
Avanços e infraestrutura
Durante a vistoria, o governador Tarcísio de Freitas percorreu o túnel que liga o aeroporto de Congonhas à estação anexa, já finalizado. Ele também visitou as estações Washington Luís e Vereador José Diniz, onde observou a implantação de sistemas e acabamentos.
Desde a retomada das obras, marcos importantes foram alcançados, como a conclusão do túnel de conexão aeroporto-estação Congonhas. Foram instaladas passarelas metálicas nas estações Washington Luís, Campo Belo e Chucri Zaidan. Coberturas metálicas também foram implementadas em Washington Luís, Brooklin Paulista, Vila Cordeiro e Chucri Zaidan.
Outras intervenções importantes incluíram o lançamento de uma viga-guia sobre a via férrea da Via Mobilidade, perto da Ponte Estaiada. Houve a recomposição de 4,6 km de viário em cada lado da Avenida Jornalista Roberto Marinho.
O Pátio Água Espraiada também demonstrou avanço, com a fabricação e lançamento de 68 vigas pré-moldadas e concretagem de 135 vigas moldadas in loco, totalizando 203. As próximas etapas incluem a finalização das obras civis, testes de sistemas, paisagismo e compensação ambiental.
Tecnologia e conectividade
De acordo com informações da Agência SP, a Linha 17-Ouro terá 6,7 km de extensão e conectará o aeroporto de Congonhas às linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda da Via Mobilidade. A previsão é de que beneficie cerca de 100 mil passageiros diariamente. O projeto contempla oito estações com infraestrutura moderna e 14 trens com tecnologia de ponta. As composições são automatizadas, operando no sistema UTO (Unattended Train Operation). A tecnologia CBTC (controle de trens baseado em telecomunicação) reduz os intervalos entre os comboios e aumenta a eficiência.
Os dois primeiros trens já chegaram ao Brasil e estão em fase de comissionamento na via elevada. Outras duas composições estão em trânsito e as demais seguem em produção na China. Cada trem possui cinco carros, 60,8 metros de comprimento, e capacidade para até 616 passageiros. Eles contam com ar-condicionado, iluminação LED e áreas acessíveis.
Uma das inovações da frota é a capacidade de percorrer até 8 km com suas próprias baterias, em caso de interrupção de energia de alta-tensão. A implantação das portas de plataforma está em andamento em todas as oito estações. Sistemas de alimentação elétrica foram energizados nas estações Vereador José Diniz e Campo Belo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Eliane ☆
28.07.2025 21:23Nada como um ano pré eleitoral.