No mundo da lua: avisem Trump que Bolsonaro admitiu trama golpista
“Eu vivo sempre no mundo da lua. Porque sou um cientista. O meu papo é futurista. É lunático”. Sim, eu sei, “cientista”, aqui, está completamente fora do lugar
Que o presidente americano Donald Trump é um sujeito meio maluco e quase sempre neófito em política externa – e, por que não, interna? -, não é novidade para ninguém. Que fala pelos cotovelos, pensa com o fígado e atua como um gangster, idem.
Contudo, seu já conhecido despreparo para lidar com as questões comerciais entre o Brasil e os Estados Unidos – bem como com o resto do mundo – e agora, sua completa ignorância sobre o “caso Bolsonaro”, se não surpreendem, espantam pela potência.
Na terça-feira, 15, durante entrevista coletiva nos jardins da Casa Branca, perguntado por uma jornalista brasileira a respeito das alegações finais da PGR contra Jair Bolsonaro, o bufão alaranjado respondeu: “Ele vai a julgamento agora, certo? Quando o julgamento começa?”
Oncotô, proncovô?
Informado que começou meses atrás, disparou: “Como está indo? Eles já o condenaram? Bolsonaro é um bom homem. Ele não é desonesto. Ele representa milhões de brasileiros. Ele não é como um amigo meu. É alguém que conheço. Acho que é uma caça às bruxas.”
E falou também que o “mito” era um bom negociador, que ama seu povo e blá blá blá. Sobre os crimes pelos quais está sendo acusado e que, inclusive, praticamente os confessou durante seu depoimento ao STF, obviamente, nenhuma palavra.
E não por desonestidade intelectual, ainda que seja. Ou por conveniência político ideológica, ainda que exista. Mas simplesmente porque não está a par de nada. Porque não faz a menor ideia do que está acontecendo por aqui, em Banânia.
Quem, como, onde, por quê?
Ora, o sujeito não é capaz de compreender minimamente quem é, e o que quer, Vladimir Putin – aliás, alguém poderia avisá-lo que Bolsonaro foi à Rússia, em 2022, poucos dias após a invasão da Ucrânia, lamber as botas do carniceiro e prestar “solidariedade”?
O sujeito não tem a menor ideia do que são os tratados comerciais e militares acordados pelos EUA nas últimas décadas, como OTAN e USMCA, este assinado por ele, muito menos é capaz de compreender o valor histórico dos parceiros e aliados dos Estados Unidos.
Não sabe, ainda, até hoje, se Elon Musk é amigo ou inimigo. Como poderia, então, estar ciente e assim poder opinar com propriedade sobre a situação jurídica de Jair Bolsonaro e seus aloprados, acusados de serem golpistas pela Justiça brasileira?
Voar, voar. Subir, subir
Há uma musiquinha “bobinha”, antiga, lá dos anos 1990, de Guilherme Arantes, chamada Lindo Balão Azul, que ganhou fama pela Turma do Balão Mágico – os mais novos podem consultar o Google -, cujos versos iniciais servem como uma luva à Donald Trump:
“Eu vivo sempre no mundo da lua. Porque sou um cientista. O meu papo é futurista. É lunático”. Sim, eu sei, “cientista”, aqui, está completamente fora do lugar. Mas vocês já compreenderam a ideia e o contexto. O cara, além de lunático, vive em outra dimensão. Isso é fato.
Moraes: “O senhor está dizendo que a cogitação, a conversa, o início dessa questão de estado de sítio, estado de defesa, teria sido em virtude da impossibilidade de recurso eleitoral, é isso?”. Bolsonaro: “Sim, senhor”. Eis aí. Alguém pode traduzir para o inglês e enviar lá pro doidão, por favor?
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Osmair Mendonça
16.07.2025 22:06Só uma observação, me parece que Bolsonaro esteve com Putinho uns dias antes de iniciar os ataques , não ?
FRANCISCO JUNIOR
16.07.2025 20:07Muito legal , Kertzman!
Márcio Roberto Jorcovix
16.07.2025 19:37A coisa é muito simples. Lulismo e Bolsonarismo são seitas. Os seguidores seguem de forma cega e doentia, sem razão, sem explicação, valores, ética, nada. Seguem e pronto. Como lidar com isto? Eis a questão
Clara Maiara Lopes Carvalho
16.07.2025 13:59Muito bom, Ricardo!
Um_velho_na_janela
16.07.2025 12:17Como eu gosto quando alguém escancara a realidade através de umas mal traçadas linhas pautadas por sutil e deliciosa ironia e, talvez por isso consiga retratar a ironia da situação. Ricardo, meus aplausos ao oportunismo e descortino de seu artigo, pena que neste lamaçal de ignorância e radicalismo acéfalo, serão poucos os que o entendam, aceitem e aproveitem.
Marcia Elizabeth Brunetti
16.07.2025 11:19Tem que mostrar para o Trump, mas tem que colocar em Rede nacional. Os bolsonaristas ainda acham que Bozo está sendo condenado injustamente, que não há provas e que as urnas eletrônicas não são confiáveis.