“Peço aos Poderes que ajam com urgência”, diz Bolsonaro sobre tarifas
Ex-presidente afirmou que a iniciativa de Trump se deve ao "afastamento do Brasil dos seus compromissos históricos com a liberdade"
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou nesta quinta-feira, 10, a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de implementar tarifas extras de 50% sobre todos os produtos do Brasil.
Em postagem no X, Bolsonaro afirmou que a medida se deve ao “afastamento do Brasil dos seus compromissos históricos com a liberdade, o Estado de Direito e os valores que sempre sustentaram nossa relação com o mundo livre”.
Segundo o ex-presidente, a menção de Donald Trump sobre a alegada “caça às bruxas“ contra ele, na verdade, “não é apenas contra” Bolsonaro, mas, “contra milhões de brasileiros que lutam por liberdade”.
“Essa caça às bruxas – termo usado pelo próprio presidente Trump – não é apenas contra mim. É contra milhões de brasileiros que lutam por liberdade e se recusam a viver sob a sombra do autoritarismo. O que está em jogo é a liberdade de expressão, de imprensa, de consciência e de participação política. Conheço a firmeza e a coragem de Donald Trump na defesa desses princípios”.
Bolsonaro finaliza o texto com um pedido para que os “Poderes que ajam com urgência” para “resgatar a normalidade institucional”.
Leia a íntegra da postagem:
Nota de Bolsonaro
“Nota do Ex-Presidente Jair Bolsonaro
Recebi com senso de responsabilidade a notícia da carta enviada pelo presidente Donald J. Trump ao governo brasileiro, comunicando e justificando o aumento tarifário de produtos brasileiros. Deixo claro meu respeito e admiração pelo Governo dos Estados Unidos.
A medida é resultado direto do afastamento do Brasil dos seus compromissos históricos com a liberdade, o Estado de Direito e os valores que sempre sustentaram nossa relação com o mundo livre. Isso jamais teria acontecido sob o meu governo.
Essa caça às bruxas – termo usado pelo próprio presidente Trump – não é apenas contra mim. É contra milhões de brasileiros que lutam por liberdade e se recusam a viver sob a sombra do autoritarismo. O que está em jogo é a liberdade de expressão, de imprensa, de consciência e de participação política. Conheço a firmeza e a coragem de Donald Trump na defesa desses princípios.
O Brasil caminha rapidamente para o isolamento e a vergonha internacional. A escalada de abusos, censura e perseguição política precisam parar. O alerta foi dado, e não há mais espaço para omissões.
Peço aos Poderes que ajam com urgência apresentando medidas para resgatar a normalidade institucional. Ainda é possível salvar o Brasil.
Jair Messias Bolsonaro”.
Pressão por anistia
O deputado Eduardo Bolsonaro (PL) afirmou nesta quinta-feira, 10, que a aprovação do projeto de lei de anistia aos envolvidos nos atos do 8 de janeiro no Congresso Nacional seria “um excelente sinal de moderação” e uma “oportunidade para dialogar” com os Estados Unidos sobre as tarifas aplicadas aos produtos brasileiros.
Em postagem no X, o parlamentar rejeitou a hipótese de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, resolver o impasse.
“O PR [Presidente] Jair Bolsonaro não pode resolver a Tarifa-Moraes. Botar pressão nele ajudará absolutamente 0% na solução do imbróglio.
Moraes pode começar a resolver este problema com sua caneta ou mesmo parando de enviar a PF na casa de parlamentares e seus parentes.
Congresso LIVRE aprova uma anistia AMPLA, GERAL E IRRESTRITA. Seria um excelente sinal de moderação, de quem é maduro e quer sentar e aproveitar a oportunidade para dialogar com a maior potência econômica do mundo“, escreveu.
Leia mais: Trump cita “ordens de censura” e Bolsonaro ao impor tarifas de 50% ao Brasil
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Magdalena Buzolin
11.07.2025 07:43Esse descompensado bolsonaro pra tentar se salvar se fazendo de coitado ta levando o Pais pro caos. E lembrsr que ele e a tropa de incompetenres da familia está mantendo o Lularápio como opção bas próximas eleiçǒes. 🤮
Marcos Rezende
10.07.2025 21:50É muita imbecilidade. Onde fomos parar com essa polarização ridícula. Esses dois BOZO e LULALADRAO se merecem.
Fabio B
10.07.2025 20:49O Bolsonaro é muito burro, pqp