Por que todo mundo odeia pagar impostos?

25.06.2026

logo-crusoe-new
O Antagonista

Por que todo mundo odeia pagar impostos?

avatar
Gustavo Nogy
3 minutos de leitura 16.04.2025 22:31 comentários
Cultura

Por que todo mundo odeia pagar impostos?

Por que a “contribuição” compulsória desperta em nós os instintos mais primitivos

avatar
Gustavo Nogy
3 minutos de leitura 16.04.2025 22:31 comentários 5
Por que todo mundo odeia pagar impostos?

Todos os anos, a partir de março e até o final de maio, somos lembrados e relembrados da nada agradável tarefa de entregar a declaração de imposto de renda. (Aliás, você já entregou a sua?)

E mesmo que nosso lado racional entenda que uma série de serviços públicos importantes, alguns indispensáveis, dependem dessa obrigação (ou “roubo” por parte do Estado, segundo os discípulos de Friedrich Hayek), quem é que gosta de abrir mão do suado dinheirinho para pagar essa conta?

E por que não sofremos assim ao fazer caridade?

Se fosse para salvar os golfinhos e os pandas, preservar a Mata Atlântica ou construir cisternas no sertão, eu, você e a maioria das pessoas contribuiria de bom-grado, com o sentimento de “estou feliz por fazer a minha parte”.

Então, por que não nos sentimos assim tão generosos na hora de pagar IPTU, IPVA, GPS, PIS, COFINS, CSLL, ISSQN, e mais algumas outras siglas que agora me fogem à memória?

Segundo Sam Goldstein, Ph.D, Diretor Clínico do Centro de Estudos de Neurologia, Aprendizagem e Comportamento da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, essa resistência à obrigação de pagar impostos é uma reação psicológica associada à identidade individual.

Ele explica que vinculamos a generosidade a um ato de liberdade pessoal, e não a uma obrigação coletiva.

Costumamos nos enxergar como indivíduos em primeiro lugar e só depois como cidadãos, o que cria uma certa tensão entre nossos interesses pessoais e as obrigações sociais, principalmente em países onde o sucesso individual é altamente valorizado.”

Simplesmente pague, tenha fé e confie

Goldstein aponta que, “no mundo inteiro, as pessoas são capazes de atos incríveis de generosidade, mas ao pagar impostos, elas precisam ter confiança nas instituições e fé nos resultados que serão compartilhados”.

No Brasil, entretanto, dificilmente um indivíduo terá o sentimento de “estou feliz por fazer a minha parte” ao pagar seus impostos quando, enquanto cidadão, ele se sente desconectado, quando não excluído, tanto das instituições quanto dos resultados.

Essa falta de confiança, seja no Brasil, seja em qualquer parte do mundo, acaba por minar o senso de responsabilidade compartilhada, a ideia de “contrato social”, deixando o contribuinte com a sensação de estar sendo explorado.

Por isso que, nessas horas, a gente esquece golfinhos, pandas, matas, cisternas, e ruge: “Imposto é roubo sim!”.

  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

PSOL prova do próprio veneno

PSOL prova do próprio veneno
2

Keiko alcança vantagem insuperável no segundo turno do Peru

Keiko alcança vantagem insuperável no segundo turno do Peru
3

Wagner encontrou uma testemunha de defesa

Wagner encontrou uma testemunha de defesa
4

O país do dane-se

O país do dane-se
5

Crusoé: Uma má notícia para a candidatura do ‘profexô’ Luxemburgo

Crusoé: Uma má notícia para a candidatura do ‘profexô’ Luxemburgo
6

“Tinha 3 mulheres em casa e eu não podia ficar desarmado”, diz Bolsonaro à polícia

“Tinha 3 mulheres em casa e eu não podia ficar desarmado”, diz Bolsonaro à polícia
7

Valdemar indica que não vai processar Moro este ano

Valdemar indica que não vai processar Moro este ano
8

Crusoé: Alemanha desiste de seus maiores navios de guerra

Crusoé: Alemanha desiste de seus maiores navios de guerra
9

Em 2022, Érika foi a novata mais privilegiada em disputa pela Câmara

Em 2022, Érika foi a novata mais privilegiada em disputa pela Câmara
10

Crusoé: Trump reclama de resolução do Senado sobre o Irã

Crusoé: Trump reclama de resolução do Senado sobre o Irã
1

O país do dane-se

O país do dane-se
2

Wagner encontrou uma testemunha de defesa

Wagner encontrou uma testemunha de defesa
3

Renan Santos diz que Flávio Bolsonaro é “inviável” e aposta no desgaste do bolsonarismo

Renan Santos diz que Flávio Bolsonaro é “inviável” e aposta no desgaste do bolsonarismo
4

Valdemar indica que não vai processar Moro este ano

Valdemar indica que não vai processar Moro este ano
5

Keiko alcança vantagem insuperável no segundo turno do Peru

Keiko alcança vantagem insuperável no segundo turno do Peru
6

PSOL prova do próprio veneno

PSOL prova do próprio veneno
7

Crusoé: Uma má notícia para a candidatura do 'profexô' Luxemburgo

Crusoé: Uma má notícia para a candidatura do 'profexô' Luxemburgo
8

Momento exige do Judiciário "disposição sincera à autorreflexão", diz Fachin

Momento exige do Judiciário "disposição sincera à autorreflexão", diz Fachin
9

“Tinha 3 mulheres em casa e eu não podia ficar desarmado”, diz Bolsonaro à polícia

“Tinha 3 mulheres em casa e eu não podia ficar desarmado”, diz Bolsonaro à polícia
10

Flávio Bolsonaro 'resgata' Neymar em vídeo de IA

Flávio Bolsonaro 'resgata' Neymar em vídeo de IA
1

Duplo terremoto na Venezuela foi um dos mais intensos dos últimos anos

Duplo terremoto na Venezuela foi um dos mais intensos dos últimos anos
2

Brasil vence a Escócia e se classifica para a próxima fase

Brasil vence a Escócia e se classifica para a próxima fase
3

Vídeo de Michelle divide opiniões entre bolsonaristas

Vídeo de Michelle divide opiniões entre bolsonaristas
4

Erika Hilton foi a candidata estreante com maior volume de recursos em 2022

Erika Hilton foi a candidata estreante com maior volume de recursos em 2022
5

“Cadê o filho do Lula?”, questiona Eduardo em jogo do Brasil

“Cadê o filho do Lula?”, questiona Eduardo em jogo do Brasil
6

Militante de extrema-esquerda recebe pena de 100 anos nos EUA

Militante de extrema-esquerda recebe pena de 100 anos nos EUA
7

Terremoto de magnitude 7,1 atinge a Venezuela

Terremoto de magnitude 7,1 atinge a Venezuela
8

Michelle Bolsonaro acusa Flávio de desrespeito e expõe racha familiar

Michelle Bolsonaro acusa Flávio de desrespeito e expõe racha familiar
9

“É dia de jogo, nada nem ninguém me aborrece”, diz Flávio após vídeo de Michelle

“É dia de jogo, nada nem ninguém me aborrece”, diz Flávio após vídeo de Michelle
10

Dallagnol cogita lançar esposa ao Senado do Paraná

Dallagnol cogita lançar esposa ao Senado do Paraná

Tags relacionadas

economia impostos
< Notícia Anterior

Moraes é um juiz “superstar” e tem poderes demais, segundo The Economist

16.04.2025 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Vencedora do Oscar, Cate Blanchett quer se aposentar

16.04.2025 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Gustavo Nogy

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (5)

Annie

17.04.2025 10:45

Em países de primeiro mundo como.um exemplo Suíça talvez as pessoas não se sintam assim, já no Brasil impostos vão para enriquecer políticos


Amaury G Feitosa

17.04.2025 08:44

Simples porque aqui do chiqueiro Brazyllis serve para engordar ladrões e criminosos ... odiamos por ser imposto mas bem podiam mudar o nome para voluntarius, os manés adorariam.


Fabio B

17.04.2025 08:08

Se eu visse uma justiça, legislativo e executivo que não engessa o país, que favoreça o empreendimento, que pune, ladrão e terrorista faccionado ou invasor de terra por muito tempo, uma polícia que possa coibir o crime com firmeza e até dar cabo em vagabundo que resiste sem receio, investimento prioritário em educação de base e infraestrutura, e não em universidade para uma elite mimada que não dá retorno algum, eu até sentiria orgulho de pagar imposto.


Fabio B

17.04.2025 08:02

Eu até pagaria mais imposto sem reclamar se visse retorno real em segurança, saúde, educação e infraestrutura. Se eu visse que este país tem futuro, que funciona, que as pessoas não precisassem fugir ou entrar num esquema para suportar o peso de morar aqui. Mas o dinheiro é desperdiçado em corrupção, privilégios de uma elite política e um funcionalismo ineficiente. O problema não é pagar, é ser forçado a bancar um sistema falido que não entrega nada de volta.


Alexandre Ataliba Do Couto Resende

17.04.2025 00:21

Sensação de estar sendo explorado uma ova! É real, não é sensação. 30 a 40% dos impostos, no mínimo, vão para ações e atividades inúteis ou roubo simplesmente.


Torne-se um assinante para comentar

Icone casa

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.