Ucrânia e EUA ainda negociam minerais estratégicos ucranianos
"Há uma troca constante de rascunhos de documentos, enviamos outro ontem" e "estamos aguardando uma resposta americana", declarou a autoridade ucraniana
Ucrânia e Estados Unidos estão dando continuidade às negociações do acordo sobre a exploração de minerais estratégicos ucranianos, depois que Kiev rejeitou uma proposta inicial de Washington que irritou Donald Trump, disse uma alta autoridade ucraniana à AFP na sexta-feira, 21 de fevereiro
“Essa conversa está em andamento”, disse a autoridade, falando sob condição de anonimato. “Há uma troca constante de rascunhos de documentos, enviamos outro ontem” e “estamos aguardando uma resposta americana”, acrescentou a fonte, informada sobre o andamento das negociações.
Moscou contra Pequim?
O presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, aliado de Putin, acusou Washington na sexta-feira, 21, de querer “colocar” Moscou contra a China, em meio a uma reaproximação acelerada entre Donald Trump e Vladimir Putin.
“Parece-me que agora eles tentarão colocar os russos contra os chineses. Os russos devem impedir isso”, disse ele em um comunicado divulgado pela presidência, acreditando que o fim do conflito na Ucrânia teria repercussões positivas e negativas para Belarus, especialmente econômicas.
UE reforçará segurança de cabos submarinos
A Comissão Europeia apresentou na sexta-feira, 21, um plano para reforçar a segurança dos cabos submarinos, após vários incidentes no Mar Báltico que levantaram suspeitas sobre a Rússia:
“Hoje estamos tomando medidas para proteger os cabos, detectar e antecipar ameaças mais rapidamente e reparar os danos o mais rápido possível”, disse a chefe da diplomacia europeia, Kaja Kallas, citada em um comunicado.
O anúncio foi feito depois que a Suécia anunciou que estava abrindo uma investigação depois que outro cabo danificado foi descoberto no Mar Báltico, a leste da ilha de Gotland.
Vários cabos submarinos para telecomunicações e transmissão de eletricidade foram danificados no Mar Báltico nos últimos meses. Alguns especialistas e líderes políticos acusaram a Rússia de travar uma “guerra híbrida”.
Moscou captura duas aldeias no leste da Ucrânia
O exército russo disse na sexta-feira, 21, que capturou duas cidades na região ucraniana de Donetsk, não muito longe da fronteira com Dnipropetrovsk, onde as tropas do Kremlin até agora não entraram.
Em um comunicado, o Ministério da Defesa russo disse que suas unidades capturaram as aldeias de Nadezhdynka e Novosilka, mais ao sul. Essas duas localidades estão localizadas a poucos quilômetros a leste da região de Dnipropetrovsk.
Leia mais: Três mentiras de Trump que ecoam a retórica russa
Trump responsabiliza Zelensky por guerra e o acusa de não ter legitimidade
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)