Tarcísio: “Estava completamente errado”
O governador de São Paulo admitiu estar enganado em sua avaliação sobre o uso de câmeras corporais por policiais militares e prometeu ampliar o programa
Diante dos recentes episódios de violência policial na capital paulista, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), admitiu nesta quinta-feira, 5, que “estava completamente errado” em sua avaliação sobre o uso de câmeras corporais por policiais militares.
“Eu era uma pessoa que estava completamente errada nessa questão. Então eu tinha uma visão equivocada, fruto da experiência pretérita que eu tive, que não tem nada a ver com a questão da segurança pública”, afirmou o governador durante agenda em São Paulo.
“Hoje eu estou absolutamente convencido que é um instrumento de proteção da sociedade, do policial”, acrescentou, prometendo ampliar o programa.
Tarcísio banca comandante da PM no cargo
Assim como fez com Guilherme Derrite, secretário de Segurança Pública do estado, Tarcísio disse que irá manter o comandante Cássio Araújo de Freitas no comando da PM, dizendo que “no momento de crise, não é hora de fazer trocas”.
Mesmo assim, ele reconheceu que há “falta de treinamento” na corporação.
“Quando a gente começa a ver reiterados descumprimentos desses procedimentos, a gente vê que há de fato transgressão disciplinar, falta de treinamento. São coisas que chocam todo mundo, chocam a gente também. A gente fica extremamente chateado, triste”, afirmou.
“Quando tem esses casos, isso mancha demais a instituição, agride a gente. Aí é hora de ter humildade: tem alguma coisa que não está funcionando”, completou.
PM filmado jogando homem da ponte
Questionado sobre o soldado Luan Felipe Alves Pereira, que foi preso após jogar um homem do alto de uma ponte na região de Cidade Ademar, Tarcísio foi categórico:
“Vai ser expulso da corporação, não tenha dúvida disso.”
O PM foi detido nesta quinta na sede da Corregedoria da PM de São Paulo, após o Tribunal de Justiça Militar aceitar o pedido de prisão realizado na véspera pela corregedoria.
Relembre o caso
O PM foi flagrado, em vídeo, jogando um homem do alto de uma ponte na Vila Clara, região de Cidade Ademar, na noite de domingo, 1º.
As imagens mostram um policial levantando uma moto que está no chão e a encostando próximo à ponte, enquanto outros dois se aproximam. Um quarto policial –Luan Felipe Alves Pereira– aparece segurando um homem de camiseta azul e o joga no rio.
O homem atirado da ponte se chama Marcelo e é entregador. Apesar de ter caído de uma altura de três metros, ele passa bem.
Leia mais: Tarcísio e os limites da civilização
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Luis Eduardo Rezende Caracik
05.12.2024 15:36Isso mesmo Governador. Reconhecer um erro e corrigir o rumo é prova de inteligência e sensibilidade. Parabéns.
Edmilson Siqueira
05.12.2024 14:25Reconhecer o erro é o primeiro passo para coibir a violência policial. Que venham outros.