“Maior barreira para crescer é a regulatória”, diz CEO da Flixbus
Edson Lopes é o entrevistado desta semana do Sala Antagonista e vai falar sobre as dificuldades de montar um negócio inovador no Brasil
Edson Lopes, CEO da Flixbus no Brasil, é o convidado desta semana do Sala Antagonista. Na entrevista, o representante do braço brasileiro da empresa alemã de transporte coletivo por aplicativo que impactou sensivelmente o transporte ferroviário na Europa, fala sobre como repetir o sucesso do modelo de negócios nas viagens de ônibus interestaduais brasileiras.
Lopes destaca as dificuldades para entrar no mercado nacional, marcado por altos entraves regulatórios. “Hoje no Brasil, minha maior barreira para crescer é a regulatória, se não fosse essa dificuldade. teríamos crescido 20 vezes desde que começamos, muito além das oito vezes que conseguimos”, explica Edson Lopes.
O modelo da Flixbus, também apelidada de Uber do ônibus por aqui, lembra a dos aplicativos de carona e enfrenta dificuldades parecidas com a da empresa americana. De acordo com Lopes, cerca de 80% das linhas de ônibus de viagem no país são oligopolizadas ou monopolizadas o que leva a uma resistência forte das grandes do setor contra a entrada de uma nova concorrente.
O executivo aponta que a dificuldade dos negócios antigos em competir com a novidade está no histórico de baixa necessidade de inovação. “Não tem nada mais difícil para um empresa do que não ter uma veia de inovação. Se você não é obrigado a inovar, um dia você vai ser obrigado a inovar“, resume Edson Lopes.”Se você não cria uma metodologia para estar pensando (inovação), se o seu cliente é obrigado a usar você e ele não quer usar o seu serviço, significa que um dia isso vai acontecer e você vai ter problema“, conclui o CEO da Flixbus no Brasil.
Sala Antagonista
Todas as segundas-feiras, às 20h, no canal do YouTube de O Antagonista, Rodrigo Oliveira apresenta um novo episódio do Sala Antagonista, uma conversa com personalidades e personagens do mundo dos negócios que estão mudando o panorama econômico nacional.
Como começaram? Como enfrentaram os fracassos e dificuldades no caminho? Quando entenderam que deveriam ajustar a rota ou insistir em uma aposta? Qual a ética de trabalho de pessoas e negócios que um dia foram comuns, mas se tornaram expoentes nos mais variados setores? Enfim, um mapa para quem quer entender sobre negócios ou se inspirar
“Maior barreira para crescer é a regulatória”, diz CEO da Flixbus
Edson Lopes é o entrevistado desta semana do Sala Antagonista e vai falar sobre as dificuldades de montar um negócio inovador no Brasil
Edson Lopes, CEO da Flixbus no Brasil, é o convidado desta semana do Sala Antagonista. Na entrevista, o representante do braço brasileiro da empresa alemã de transporte coletivo por aplicativo que impactou sensivelmente o transporte ferroviário na Europa, fala sobre como repetir o sucesso do modelo de negócios nas viagens de ônibus interestaduais brasileiras.
Lopes destaca as dificuldades para entrar no mercado nacional, marcado por altos entraves regulatórios. “Hoje no Brasil, minha maior barreira para crescer é a regulatória, se não fosse essa dificuldade. teríamos crescido 20 vezes desde que começamos, muito além das oito vezes que conseguimos”, explica Edson Lopes.
O modelo da Flixbus, também apelidada de Uber do ônibus por aqui, lembra a dos aplicativos de carona e enfrenta dificuldades parecidas com a da empresa americana. De acordo com Lopes, cerca de 80% das linhas de ônibus de viagem no país são oligopolizadas ou monopolizadas o que leva a uma resistência forte das grandes do setor contra a entrada de uma nova concorrente.
O executivo aponta que a dificuldade dos negócios antigos em competir com a novidade está no histórico de baixa necessidade de inovação. “Não tem nada mais difícil para um empresa do que não ter uma veia de inovação. Se você não é obrigado a inovar, um dia você vai ser obrigado a inovar“, resume Edson Lopes.”Se você não cria uma metodologia para estar pensando (inovação), se o seu cliente é obrigado a usar você e ele não quer usar o seu serviço, significa que um dia isso vai acontecer e você vai ter problema“, conclui o CEO da Flixbus no Brasil.
Sala Antagonista
Todas as segundas-feiras, às 20h, no canal do YouTube de O Antagonista, Rodrigo Oliveira apresenta um novo episódio do Sala Antagonista, uma conversa com personalidades e personagens do mundo dos negócios que estão mudando o panorama econômico nacional.
Como começaram? Como enfrentaram os fracassos e dificuldades no caminho? Quando entenderam que deveriam ajustar a rota ou insistir em uma aposta? Qual a ética de trabalho de pessoas e negócios que um dia foram comuns, mas se tornaram expoentes nos mais variados setores? Enfim, um mapa para quem quer entender sobre negócios ou se inspirar