Crusoé: O cabidão da República
Lula volta a contratar, mas mantém ineficiência e privilégios da elite do funcionalismo
A reportagem de capa da nova edição de Crusoé, assinada por Carlos Graieb e Duda Teixeira, destaca o “Enem dos Concursos”, que acontece neste domingo, 5, em 228 cidades. Com mais de 2 milhões de brasileiros concorrendo a 6.690 vagas na administração pública federal, a relação é de uma vaga para cada 319 pessoas, com cerca de 1% da população tentando se pendurar neste cabidão da República.
O número de inscritos no Concurso Unificado (seu nome oficial) dá a dimensão de quanto os brasileiros depositam suas esperanças no Estado. O “Enem dos Concursos” também mostra algo mais: a vocação do PT para aumentar o tamanho da máquina administrativa sem tomar medidas prévias nem para garantir que os serviços prestados à população melhorem, nem para eliminar desigualdades dentro do próprio setor público, onde uma casta influente coleciona privilégios.
A matéria “Comunicação camarada”, assinada por Wilson Lima, mostra que a descoberta de indícios de vícios em um processo licitatório encabeçado pela Secretaria de Comunicação Social colocou o governo federal, principalmente o ministro-chefe da pasta, Paulo Pimenta, no epicentro da mais recente crise no Palácio do Planalto.
A reportagem “O mensageiro da justiça”, assinada por Gui Mendes, revela como uma única operação contra a corrupção, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, Gaeco, do Ministério Público de Santa Catarina, levou 6% dos prefeitos do estado para a cadeia em dois anos, chacoalhando o poder político local.
Ainda nesta edição, a matéria “O Temer argentino, pero no mucho”, do correspondente internacional Caio Mattos, conta que o presidente da Argentina, Javier Milei, conseguiu emplacar parte de sua reforma trabalhista no Congresso.
Crusoé Entrevistas
Em entrevista para Crusoé, o professor de Direito Público Carlos Ari Sundfeld explica como a existência de uma “hiperelite” no funcionalismo acaba prejudicando a própria prestação de serviços públicos à população.
Colunistas
Privilegiando o assinante de O Antagonista+Crusoé, que apoia o jornalismo independente, também reunimos nosso timaço de colunistas. Nesta edição, escrevem Orlando Tosetto Junior, Josias Teófilo, Jerônimo Teixeira, Rodolfo Borges, Leonardo Barreto, Anne Dias e Ivan Sant’Anna.
Assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)