Alckmin minimiza crise de Lira com o governo Lula
Vice-presidente comentou os embates entre o presidente da Câmara e o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) tentou minimizar nesta quarta-feira, 17, a crise entre o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Na semana passada o deputado escancarou o desgaste ao chamar o chefe da pasta responsável pela articulação com o Congresso de “incompetente”.
Questionado sobre a posição de Lira, Alckmin afirmou que no Brasil os poderes são independentes e harmônicos. Ele citou a aprovação da reforma tributária, em 2023, como exemplo do trabalho conjunto entre Congresso e Planalto.
“Ninguém precisa pensar igual, mas é importante trabalhar junto pelo Brasil”, disse o vice-presidente.
Além do embate com Padilha, o desgate de Lira com o Planalto foi acentuado nesta terça-feira, 16, depois que o governo exonerou o primo dele, Wilson César de Lira Santos, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Alagoas. Após a demissão, o presidente Lula (PT) escalou ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário, para conversar com o presidente da Câmara.
Reação de Lira
Em reação, o presidente da Câmara se reuniu com líderes da oposição e prometeu dar celeridade nas demandas do grupo. Entre as medidas mencionadas estão a criação de cinco Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) e um Grupo de Trabalho (GT) encarregado de elaborar uma proposta para enfrentar operações judiciais contra deputados.
Parte dessa comissões tem potencial para desgastar o governo, como os que jogam luz sobre a crise na segurança pública e na distribuição de energia. Lira também afirmou que deve acontecer uma audiência pública no plenário da Casa com os jornalistas Michael Shellenberger e Glenn Greenwald, com o objetivo de debater o papel das redes sociais.
Apesar disso, Geraldo Alckmin disse que existe “harmonia” na relação do governo com o Congresso. “Sempre tem [harmonia]. Ela é agitada, mas tem”, disse.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)